nsc
nsc

Lar inteligente

Casa segura a um toque de distância: Confira as tecnologias que aliam praticidade e proteção

O mercado segue em desenvolvimento constante e oferece ferramentas cada vez mais inteligentes para a rotina

11/03/2022 - 13h19

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
casa inteligente
Intelbras oferece ao consumidor uma linha de dispositivos de monitoramento de alta performance para garantir a tranquilidade e segurança no lar
(Foto: )

O verão é, sem dúvidas, a temporada mais agitada do ano. Férias, praia e altas temperaturas convidam as pessoas para sair de casa. O estado de Santa Catarina, inclusive, é considerado o melhor destino turístico do Brasil e recebe cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos, entre estrangeiros, brasileiros de outros estados e os próprios catarinenses que exploram a terra natal. Quem mora na região se beneficia da variedade de opções disponíveis para aproveitar a estação, mas também precisa ficar atento a um fator primordial: a segurança.

Com o aumento do movimento nas cidades e a tendência característica do verão de passar mais tempo fora de casa, o índice de criminalidade também aumenta, já que indivíduos mal-intencionados se aproveitam da ausência prolongada de moradores para agir. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, só em janeiro de 2021 foram registradas 6.643 ocorrências de furto. Nesses casos, todo o cuidado não é pouco. Com as tecnologias certas, como as usadas nos dispositivos inteligentes de alta performance, você e sua família podem ficar tranquilos de verdade — mesmo longe de casa.

Confira 5 tecnologias para manter sua casa segura quando não estiver:

Alarmes

É possível que todo mundo já conheça os alarmes tradicionais. A diferença entre eles e os alarmes inteligentes é a precisão de análise e de resposta que oferecem. Além da eficácia característica desses dispositivos de alta tecnologia, a depender do modelo, também podem ser muito fáceis de instalar.

Segundo Ana Luiza Cardoso, gerente do segmento de controle de acesso home & office da Intelbras, a empresa, que há 45 anos é referência no setor de tecnologia, oferece ao consumidor uma linha de dispositivos de monitoramento de alta performance visando garantir a tranquilidade e segurança no lar.

— A linha Izy, da Intelbras, é composta por produtos que se comunicam de forma inteligente para oferecer mais segurança às residências, como os sensores de presença e de abertura que atuam em conjunto com a sirene smart, permitindo assim emitir alarme sonoro e/ou visual, enviar alertas para seu smartphone e até mesmo acionar outros dispositivos, como lâmpadas e câmeras smart — comenta a gerente.

As sirenes smart, como já mencionado, são acionadas quando algum dos sensores detecta presença ou movimento ou é violado, gerando um aviso luminoso e sonoro no local monitorado.

Como esses dispositivos de monitoramento se comunicam sem fios, pois utilizam uma tecnologia que permite baixo consumo de energia, é necessária a utilização de um hub de automação (que trabalha como o "cérebro" do sistema) para seu funcionamento. A vantagem é que você pode adquirir separadamente os produtos e ir montando aos poucos o sistema de alarmes em sua casa.

Fechaduras de controle a distância

Está longe de casa e não lembra se fechou as portas de acesso? Precisa que alguém entre em sua residência para fazer um favor, mas você não está por perto? Os modelos de videoporteiros e fechaduras smart facilitam a vida nessas horas. Com eles, é possível atender e visualizar visitantes, conversar com eles e até liberar o acesso de onde estiver.

— Caso haja um estranho batendo à porta ou cercando a residência, basta usar o aplicativo para receber imagens em alta resolução do indivíduo. As fechaduras digitais ainda permitem gerar senhas que possam ser usadas em horários predefinidos. Assim, é possível criar uma senha específica para um funcionário, que ficará ativa apenas no período programado, proporcionando mais segurança e maior controle do acesso residencial — explica Ana Luiza.

Vigilância por vídeo

Quem está mais preocupado com a segurança residencial precisa de um bom sistema de vigilância por vídeo. Há diversos tipos de câmeras no mercado, desde câmeras mais simples até equipamentos voltados a usos mais profissionais. As câmeras e os gravadores digitais de vídeo da Intelbras, por exemplo, são divididos em séries, cada qual voltada a uma necessidade específica: para projetos especiais, para grandes indústrias ou para o dia a dia, como é o caso das câmeras Wi-Fi, ideais para a segurança residencial.

> Tecnologia do presente: Veja como a inteligência artificial vem transformando o dia a dia das empresas

Esses produtos são muito fáceis de usar: basta configurar via aplicativo para começar a aproveitar os diferenciais da tecnologia, como a captação de imagens em full HD, a visão noturna e até a função de áudio bidirecional, que permite ouvir quem está no ambiente monitorado e se comunicar com a pessoa. Caso haja detecção de movimentos estranhos, a própria câmera emite alertas para o proprietário do imóvel.

Iluminação inteligente

Vai viajar? Não precisa mais deixar as luzes de casa acesas o tempo todo para espantar invasores. Hoje, com a iluminação inteligente, é possível economizar energia e poupar um dinheirinho no fim do mês. Lembrando que também é possível programar horários para que as lâmpadas acendam ao anoitecer, ou mesmo conforme o tempo muda (previsão do tempo) ou o dia avança (nascer ou pôr do sol, etc).

Também é possível criar uma automação usando as câmeras e as lâmpadas: se uma câmera detectar movimento, as lâmpadas se acendem.

Detector de fumaça e gás de cozinha

Nem só de proteção contra furtos vive uma casa. É preciso proteger a residência e os familiares de acidentes domésticos também. Com detectores smart, é possível receber alertas sobre problemas como fumaça, vazamento de gás de cozinha e até mesmo presença de monóxido de carbono, a tempo de evitar acidentes graves.

Quando esses dispositivos detectam algo diferente, emitem um sinal sonoro de alerta no local e enviam uma notificação para o aplicativo instalado no smartphone, proporcionando a tomada de medidas adequadas de maneira remota, se necessário. Um diferencial importante é a durabilidade desses acessórios, que funcionam por bateria de alta duração mesmo sem energia elétrica.

Tenha uma casa inteligente

Para ter uma casa inteligente, não é necessário fazer grandes investimentos: basta escolher produtos de qualidade e preços acessíveis. Uma boa solução é a linha Izy, da Intelbras, com opções tecnológicas que vão desde interruptores até controladores inteligentes, lâmpadas, câmeras, detectores, fechaduras digitais e muito mais.

Mantenha sua casa segura o ano todo! Acesse o site da Intelbras e saiba mais.

Leia também

Intelbras investe em ambiente de trabalho criativo e humanizado

Intelbras Itec oferece mais de 600 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos

Colunistas