O casarão onde funcionou a superintendência da Polícia Federal em Itajaí foi invadido nesta quarta-feira (26), mas por um bom motivo. Uma equipe da prefeitura entrou no local, que está abandonado e tomado por mato, para fazer uma vistoria de combate aos focos do mosquito da dengue.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Itajaí decretou neste mês situação de emergência devido à dengue. Assim, os agentes estão autorizados a entrar em casas abandonadas e terrenos baldios para limpeza e coleta de amostras de água parada. O casarão, então, foi um desses espaços visitados depois que denúncias chegaram à prefeitura.

Doado ao município, o terreno não apresentou água parada ou qualquer característica que gerasse preocupação sanitária, mas passará por roçada e limpeza geral. Lixos foram recolhidos na ação desta manhã. As “batidas” feitas por dezenas de agentes da Vigilância Sanitária continuarão pelos próximos dias em diferentes endereços.

Veja fotos

O decreto implanta no município a situação excepcional de emergência por 90 dias, sujeito a prorrogação pelo mesmo período. Desta forma, a Secretaria Municipal de Obras e demais órgãos responsáveis devem realizar a limpeza imediata de todos os terrenos baldios e imóveis abandonados no município, com o objetivo de reduzir o número de focos e a proliferação do Aedes aegypti.

Continua depois da publicidade

Também é determinado que “a Secretaria Municipal de Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, autorize a entrada de agentes devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, nas casas fechadas ou abandonadas, especialmente aquelas cujos titulares ao serem convocados para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal solicitação, notificando-se, no mesmo dia, ao titular da secretaria responsável pelo ato”.

Leia mais

Agente é preso ao tentar entregar relógios inteligentes a detento em Blumenau