Casas construídas na Lua. Pode parecer tema de filme de ficção científica, mas isso está perto de se tornar realidade. E com participação decisiva da NASA, a agência espacial americana, que concluiu recentemente o Projeto Artemis Habitat Tech, um estudo detalhado sobre a viabilidade de construir estruturas lunares utilizando exclusivamente materiais encontrados no nosso satélite natural.
Continua depois da publicidade
O projeto foi desenvolvido em conjunto com a empresa americana Skyeports, e tem por objetivo oferecer aos astronautas uma estrutura onde possam viver, se alimentar, trabalhar e até mesmo cultivar alimentos e produzir água durante a estadia no espaço.
O grande avanço está na técnica de transformar o solo da Lua, rico em sílica e minerais, em um material sólido, denso e transparente, semelhante ao vidro, capaz de proteger os astronautas da radiação e dos pequenos meteoritos que atingem com certa frequência a superfície do nosso satélite.
Fase do projeto
Apesar do projeto finalizado, por enquanto, há apenas pequenos módulos prontos, espécies de maquetes de como seriam essas residências de vidro na Lua. O objetivo da NASA e da Skysports, no entanto, é que em um futuro próximo já tenhamos esses habitats em tamanhos suficientes para abrigar até três astronautas com conforto.
Tecnologia para superar obstáculos
O principal desafio para a permanência humana na Lua é logístico: é inviável e extremamente caro enviar materiais de construção pesados da Terra. A solução reside no conceito ISRU (In Situ Resource Utilization), que transforma a regolito lunar (o solo pulverizado da Lua) na matéria-prima essencial. A tecnologia que a NASA e suas parceiras testaram nesta última fase utiliza concentradores de energia solar ou lasers de alta potência para fundir a sílica presente no regolito.
Continua depois da publicidade
Este processo, que atinge temperaturas extremas, resulta em um material que não é tecnicamente vidro, mas sim um composto cerâmico com propriedades vitrificadas, ideal para impressão 3D de cúpulas e até mesmo painéis semi-transparentes.
NASA e a missão de voltar à Lua
O projeto de construir casas de vidro na Lua é mais uma ação estratégica da NASA na Artemis II, a missão da agência espacial americana para voltar ao nosso satélite com uma nava tripulada.
O retorno do homem para a Lua está previsto para abril de 2026, mas pode ser adiado por conta do shutdown americano, que durou 43 dias e teve grande impacto nas operações da NASA, que foram retomadas na última semana.
