O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus emocionou seus seguidores, nesta sexta-feira (12), ao compartilhar um vídeo nas redes sociais mostrando seu processo de recuperação para voltar a andar. O jurado do Dança dos Famosos está fazendo um trabalho intenso de fisioterapia.
Continua depois da publicidade
Carlinhos de Jesus deu entrevista ao Fantástico, no último dia 31 de agosto, explicando o diagnóstico que recebeu e sua luta para voltar a andar e dançar. No quadro do Domingão com Huck, Carlinhos tem comparecido com cadeira de rodas.
No vídeo publicado nas redes sociais, Carlinhos de Jesus aparece ainda com dificuldades de locomoção, mas já mostra sinais positivos como conseguir caminhar com a ajuda dos profissionais. O dançarino explicou as palavras de motivação que tem usado durante a reabilitação e na hora da fisioterapia.
“Meu dia a dia! Meus verbos preferidos: Acreditar; Focar; Perseverar e Vencer! Na Fisioterapia. Força e equilíbrio!”, escreveu o jurado do Dança dos Famosos.
Continua depois da publicidade
Em vídeo no hospital, Carlinhos de Jesus revela a doença autoimune que o fez ficar sem andar
Como é a fisioterapia para bursite trocantérica bilateral
Por ser tratar de uma condição que causa dores fortes, a fisioterapia para bursite trocantérica bilateral precisa envolver estratégias múltiplas. O profissional atua na redução da inflamação, no alívio da dor, no fortalecimento muscular e também na mobilidade do quadril.
Para isso, pode usar estratégias como a liberação miofascial, alongamentos passivos e mobilização articular. A eletroterapia, que utiliza laser e ultrassom, também pode ser utilizada para ajudar a controlar a dor e diminuir a inflamação.
O profissional de fisioterapia também vai indica uma reeducação postural para que o paciente não sobrecarregue a região afetada, e indicar algumas mudanças nos hábitos de vida, para que o quadril não seja mais prejudicado ainda.
Continua depois da publicidade
Nem sempre a fisioterapia funciona isoladamente e nesses casos é preciso fazer infiltrações na bursa e outras terapias para diminuir a dor. É preciso considerar cada caso, cada paciente, o histórico e também a evolução.
O que é bursite trocantérica bilateral, diagnóstico de Carlinhos de Jesus
A bursite trocantérica bilateral é uma inflamação das bursas que ficam na região lateral do quadril. Quem tem esse tipo de bursite sente muita dor na lateral dos quadris, que irradia para as coxas, nádegas e até joelhos.
Esse tipo de inflamação é causada por traumas, microtraumas repetitivos, sobrecarga mecânica, alterações anatômicas, doenças reumáticas, cirurgias feitas anteriormente e até mudanças hormonais.
Continua depois da publicidade
Costuma acontecer entre mulheres e homens de 40 a 60 anos. A dor é o principal sintoma, mas sensibilidade no local e dificuldade para dormir sobre os quadris também são sintomas.
O diagnóstico é clínico e o tratamento é feito com uso de medicamentos, fisioterapia e redução das atividades repetitivas que usem o quadril.
Confira os participantes do Dança dos Famosos 2025
Continua depois da publicidade
Leia também
A dor era no joelho, mas a doença no pulmão: o drama de Thiago Martins, o Vasco de Vale Tudo















