Ator é o Vasco de "Vale Tudo" (Foto: Divulgação, Globo)
O ator Thiago Martins, o Vasco de Vale Tudo, deu uma entrevista para a Revista Quem e falou sobre o principal sintoma que teve depois de ser diagnosticado com histoplasmose pulmonar, infecção nos pulmões que acontece com quem inala esporos do fungo Histoplasma capsulatum.
Continua depois da publicidade
Thiago Martins emagreceu 10 quilos por causa da doença e precisou diminuir o ritmo de shows, e também das gravações da novela. Além disso, ele também ficou afastado das atividades físicas por mais de um mês.
O principal sintoma que fez com que ele procurasse um médico e descobrisse a doença foi uma dor no joelho. O ator contou para a Revista Quem que entrou no hospital no dia 14 de julho com o joelho direito muito inchado.
Ao fazer uma tomografia, descobriu uma mancha preta de 1,5 cm no pulmão esquerdo. Com isso, o médico deu o diagnóstico da histoplasmose pulmonar. O ator explicou que o principal sintoma dessa doença é atacar as articulações, além da perda de peso.
Continua depois da publicidade
Thiago Martins explicou também que sua respiração não foi afetada, mas que sentiu muitas dores. O ator está fazendo fisioterapia e se prepara para o fim das gravações de Vale Tudo e para o lançamento do seu novo projeto musical que foi gravado em Fernando de Noronha.
Freitas – João Camargo e Luis Lobianco (Foto: Memória Globo e Divulgação, Globo)
Walter – João Bourbonnais e Leandro Lima (Foto: Memória Globo e Divulgação, Globo)
Laudelino – Ivan de Abulquerque e Herson Capri (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Gerson e Ana – Carlos Gregório e Arieta Corrêa (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Marina – Ana Lúcia Monteiro e Fernanda Botelho (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Carlos – Edson Fieschi e Felipe Ricca (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Suzana – Martha Linhares e Bruna Aiiso (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Salvador – Sebastião Vasconcellos e Antonio Pitanga (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Olavo – Paulo Reis e Ricardo Teodoro (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Marieta – Rita Malot e Cacá Ottoni (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Luciano – Jairo Lourenço e Licinio Januário (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Gildo e Gilda – Fernando Almeida e Letícia Vieira (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Flávia – Renata Castro Barbosa e Ywyzar Guajajara (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Daniela – Paula Lavigne e Jessica Marques (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Laís e Cecília – Cristina Prochaska e Lala Deheinzelin / Lorena Lima e Maeve Jinkings (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Bruno – Danton Mello e Miguel Moro (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Eunice – Íris Bruzzi e Edvana Carvalho (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
André – Marcello Novaes e Breno Ferreira (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
Vasco – Paulo Rezende e Thiago Martins (Foto: Reprodução, Globo e Divulgação, Globo)
O que é histoplasmose pulmonar?
A histoplasmose pulmonar é uma infecção fúngica causada pelo fungo dimórfico Histoplasma capsulatum, que é encontrado no solo contaminado com fezes de aves ou morcegos. A infecção ocorre principalmente pela inalação das conídias do fungo, afetando os pulmões e podendo se espalhar para outros órgãos do sistema reticuloendotelial.
Continua depois da publicidade
Uma das imagens compartilhadas por Thiago Martins diz que “nos exames de imagem do tórax, apareceu uma área de inflamação no pulmão esquerdo, que pode estar relacionada a uma infecção por fungo”.
Um fã quis entender melhor a condição do ator, que explicou: “Histoplasmose pulmonar. E um dos sintomas é atacar as articulações, atacou meu joelho! Mas agora tudo em paz por aqui! Tomando os remédios, físioterapia e vamo que vamo. É bom diagnosticar logo pra tratar logo”.
Ele esteve com seu médico para realizar uma reavaliação após 21 dias, nesta semana. O ator de Vale Tudo contou como tem lidado com a saúde atualmente.
Continua depois da publicidade
— Sigo me cuidando, tomando os remédios, sem beber álcool (não está me fazendo falta), cuidando do meu joelho e fui autorizado a voltar a fazer atividade física. Nada de corrida por enquanto por conta do joelho. Mas já é um avanço. Que agosto seja um mês de cura e caminhos abertos! Obrigado por cada mensagem, obrigado por cada oração, reza, vela… Obrigado por toda fé. Estou 90%, mas o objetivo é chegar nos 100% e logo! Sendo filho de quem eu sou, fica difícil derrubar.