Ingrid Guimarães compartilhou que o luto pela morte de Paulo Gustavo, que faleceu em 2021 em decorrência da Covid-19, afetou profundamente sua saúde, acelerando a chegada da menopausa.

Continua depois da publicidade

A atriz explicou, em entrevista ao PodDelas, que o estresse vivido naquele momento contribuiu para o início precoce do climatério, fase que antecede a menopausa.

A revelação de Ingrid levantou um questionamento importante entre os internautas. Afinal, luto pode acelerar a chegada da menopausa? A resposta é que sim, ele pode.

Por ser uma experiência de grande estresse emocional, pode influenciar o ciclo reprodutivo e, consequentemente, acelerar a menopausa. 

Continua depois da publicidade

Altos níveis de estresse crônico estão associados a efeitos negativos na função reprodutiva feminina, e o luto prolongado pode ser um fator significativo de estresse que contribui para o esgotamento dos óvulos e a antecipação da menopausa.

O que fazer no aceleramento da chegada da menopausa?

  • Procure apoio: buscar suporte emocional, seja através de amigos, família ou profissionais, pode ajudar a gerenciar o estresse do luto;
  • Estilo de vida saudável: manter um estilo de vida ativo e saudável, o que pode incluir atividade física regular, ajuda a mitigar os efeitos do estresse no corpo;
  • Acompanhamento médico: consultar um médico pode fornecer orientação e cuidados especializados para entender e gerenciar os impactos do estresse na sua saúde reprodutiva. 

Veja fotos de Ingrid Guimarães

*Sob supervisão de Vitória Loch

Continua depois da publicidade

Caso Raul Gil: o risco da desidratação em idosos

Quem é Mari Menezes, influencer envolvida em suspeita de agressão