O caso do apresentador Raul Gil, de 87 anos, serve como alerta para idosos sobre os perigos da desidratação. Raul Gil recebeu alta do Hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo, nesta terça-feira (9). Ele estava internado desde o início do mês de setembro por conta de uma diverticulite aguda.
Continua depois da publicidade
Segundo um boletim médico, ele foi diagnosticado com abdômen agudo inflamatório por diverticulite aguda e desidratação enquanto estava no hospital. Essa seria a primeira vez que Raul Gil apresentou esse quadro.
Relembre internação de Raul Gil
O que é desidratação?
Desidratação é a condição onde o corpo perde mais líquidos e eletrólitos (minerais essenciais) do que ingere, impedindo o funcionamento adequado de funções vitais como a regulação da temperatura corporal e o transporte de nutrientes.
Continua depois da publicidade
Causas incluem vômito, diarreia, sudorese excessiva e pouca ingestão de líquidos, enquanto sintomas vão da sede e boca seca à confusão mental e fraqueza, podendo levar a complicações graves e até a morte se não for tratada com a reposição adequada de fluidos e eletrólitos.
Qual o risco para idosos?
O risco de desidratação para idosos é elevado devido a fatores como a redução da sensação de sede, a dificuldade em absorver líquidos, o uso de certos medicamentos e o envelhecimento natural dos rins, resultando em riscos graves como infecções urinárias, quedas, problemas renais, confusão mental e até internações hospitalares.
Aprenda a evitar desidratação durante o verão
*Sob supervisão de Pablo Brito
Leia também
Quais são os santos que protegem e reconciliam os relacionamentos
O que é broncoespasmo, condição que piorou estado de saúde do papa Francisco
 
                             
                        
                        



