Para quem sempre sonhou em viver um dia digno de realeza, um castelo em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, oferece uma experiência imersiva de visitação e refeições regadas aos costumes britânicos, unindo história e gastronomia em um passeio irresistível.

A atração inspirada na arquitetura medieval da Europa começou a ser construída em 1998 e levou oito anos até estar completamente concluída. Desde então, milhares de visitantes já passaram pelas portas do castelo e degustaram os pratos feitos pelo Chef de cozinha inglês com ascendência escocesa, Mr. Melvin.

O local foi inspirado no Castelo de Glamis, em Angus, na Escócia. Pertencente a família Bowes-Lyon, o castelo foi lar da Rainha Elizabeth I, conhecida como a “Rainha Mãe”. Para manter a estrutura fiel à inspiração, porcelanas, cristais, pratarias e até mesmo uma armadura foram trazidas da Escócia e Inglaterra para Criciúma e podem ser utilizadas e vistas durante o passeio.

Continua depois da publicidade

Os serviços são oferecidos de terça-feira a domingo e para conhecer o Castelo Britânico é necessário agendar o horário da visitação com menos de 24h de antecedência, através do site oficial da atração. Por questões de segurança, não é permitida a entrada de crianças menores de sete anos idade. Bichos de estimação também não são permitidos.

Hora do chá

Para quem deseja se aventurar na cultura inglesa através do paladar, o Castelo Britânico oferece duas opções de refeições, o tradicional Brunch e um Chá Inglês acompanhado de quitutes, ambos os pacotes vem com o tour de visitação pelo local já incluso.

O Brunch é uma refeição de origem inglesa, que combina o café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch), e foi popularizada rapidamente por unir o melhor das duas refeições. No castelo, é servido pontualmente das 12h às 14h, e inclui bebidas, muffins e iogurte caseiro, frutas, ovos Beneditinos, rösti de batatas e uma sobremesa à escolha do Chef.

Já para quem optar pelo Chá Inglês, poderá degustar de um bule de café ou chá inglês, uma taça de espumante e uma torre de doces e salgados típicos como macarons, scones, eclairs e mini sanduíches. Este serviço pode ser agendado às 10h ou a partir das 14h, nos dias de funcionamento do castelo.

Estrutura

Inicialmente, o castelo foi contruído para ser locado para eventos privados, mas durante a pandemia de Covid-19 em 2020, os sócios do local viram a oportunidade de reinventar o negócio, abrindo para visitações diárias.

Continua depois da publicidade

O castelo possui quatro andares e vários cômodos diferentes, em cada um é apresentado uma temática diferente e muitas personalidades famosas são homenageadas com itens, retratos e objetos. Ícones como a Rainha Elizabeth II, Sherlock Holmes, os Beatles e Winston Churchill estão eternizados nas memorabílias do estabelecimento.  

Cerca de 700 pessoas passam pelo local mensalmente, vindo de diversas regiões do Brasil e até de outros países. Segundo a organização do Castelo, o local já recebeu visitantes estrangeiros da Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, Suécia e Canadá.

Localização

O emblemático castelo está localizado na Rua Antônio Pavan, bairro Mina do Toco, em Criciúma. A distância entre o local e o Centro de Florianópolis, é de e o centro de Florianópolis é de aproximadamente 190 km, com tempo de viagem estimado em 2h30min de carro pela BR-101. O bairro Mina do Toco está situado na zona urbana, facilitando o acesso à rodovia federal.

Para quem deseja passar a noite, a atração não oferece hospedagem, mas Criciúma conta com diversos hotéis e pousadas prontos para receber hóspedes todos os dias. A cidade também conta com uma estação rodoviária, para quem preferir viajar de ônibus.

Castelo faz sucesso entre viajantes e aventureiros