Será lançado, nesta quarta-feira (14), o primeiro romance do jornalista catarinense Tabira Estevão. “Head’s Up – O Único Oponente” marca a estreia literária do autor após mais de quatro décadas de trajetória dedicadas à comunicação do rádio à televisão e publicidade. O evento de lançamento começa às 19h, no Pátio Milano, no Centro de Florianópolis, e terá leitura de trechos selecionados, sessão de autógrafos e apresentação musical ao vivo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O livro, que concorre à categoria “Romance de Entretenimento”, do Prêmio Jabuti de 2025, mistura ficção e realidade que resultam em uma trama de suspense e romance, em que os conflitos políticos se entrelaçam com a história recente do Brasil. A obra foi inspirada em fatos históricos do início de 1964 no país, e levou anos de pesquisa iconográfica, acadêmica e histórica para ser produzida.
— Escrever este livro foi um desafio porque ele parte do amplo material que eu havia reunido para escrever a minha monografia de conclusão do curso de jornalismo da Unisul, em 2010. Eu aproveitei o conteúdo e criei uma história que contemplasse um thriller com muito suspense e ação, envolvendo personagens reais convivendo com personagens fictícios, entre fatos reais e criados para o texto — conta o autor.
Em “Head’s-Up”, segundo Estevão, o leitor vai encontrar traição e romance, além dos fatos reais e fictícios:
Continua depois da publicidade
— É uma ebulição de acontecimentos em um texto que flui em uma crescente.
A história
A narrativa segue Alice, uma advogada que se torna chefe de gabinete de um senador, e o envolvimento dela com um misterioso pacote que chega em sua casa, desencadeando uma série de eventos que vão da traição à busca por justiça. Com o auxílio de um jornalista investigativo, Alice se vê mergulhada em um jogo arriscado contra uma trama de corrupção que ameaça as próprias crenças.
Tabira conta que a obra é repleta de simbolismo, com influências de jogos de cartas, como o pôquer, onde o conceito de “heads-up”, de um confronto direto contra o único oponente, se aplica tanto às movimentações dos personagens quanto às decisões que cada um deve tomar diante de adversidades.
— O pôquer é mais do que um simples jogo de passatempo. Ele é estratégia, determinante para passos que serão exitosos ou fracassados. Por isso, quem o joga debruça-se sobre com muita atenção. No livro, ele é um estratagema que ilustra a mobilização dos personagens. É uma estratégia para instigar o leitor, para fazê-lo pensar no que ele faria se ali estivesse naquela situação — diz.
Prólogo do livro nasceu de um sonho
Inicialmente, não havia nenhum interesse de inscrever o livro em qualquer premiação. Na verdade, a intenção nem era escrever um romance, mas um conto ou crônica, segundo Estevão.
Continua depois da publicidade
— O texto acabou fluindo de tal forma, a partir de um sonho, que acabou em um romance, inicialmente contendo 500 páginas, e reduzido pra quase 400. O sonho que tive numa tarde, depois do almoço, é o mesmo que contempla o prólogo do livro, literalmente descrito como sonhei — compartilha.
A expectativa, para ele, é de estar entre os classificados, mas compreende que há uma grande concorrência.
— Só o fato de ser admitido, para mim, já é uma grande conquista. O resultado sai final do ano, então vamos aguardar roendo as unhas — brinca.
As inscrições para a 67ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional reconhecimento do mercado editorial brasileiro, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), estão abertas até às 18h do dia 15 de maio.
Continua depois da publicidade
As informações sobre os semifinalistas, finalistas e a Personalidade Literária, assim como a data da cerimônia de premiação, ainda serão divulgadas.
Quem é o autor?
Aos 60 anos, Tabira Estevão atua há mais de 40 anos na comunicação, com reconhecimento dentro e fora de Santa Catarina.
Jornalista, dublador, ator e bacharel em Direito, também é professor de História e Estudos Sociais. Já foi a voz de eventos oficiais no Brasil e no exterior. Desde a adolescência, escreve contos e poesias, com textos publicados em antologias literárias no Brasil e em Portugal. “Head’s Up – O Único Oponente” é o primeiro romance do autor.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Florianópolis terá peça de comédia com Antonio Fagundes e Christiane Torloni no fim de semana
Continua depois da publicidade