Foi de volta a Santa Catarina depois de quatro anos longe que o influenciador Nouã teve a ideia de trazer o sotaque do litoral catarinense para vídeos de humor na internet. As expressões características e o jeito de falar compartilhado entre “manezinhos” e “peixeiros” chamaram atenção e fizeram com que os vídeos acumulassem milhares de visualizações.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Eu estava no Brasil de férias visitando a família depois de 4 anos longe e logo que cheguei me deparei com o sotaque nos familiares e amigos e foi como voltar no tempo. Apesar de não ter quase sotaque nenhum, sempre tive facilidade de imitar meus parentes falando — conta o catarinense.
Quem é Nouã
Nouã, que é artista e cabelereiro, explica que começou na internet em 2020, durante o confinamento por conta da pandemia. Inicialmente, a ideia era utilizar os vídeos como uma forma de se expressar e se ocupar. Contudo, os vídeos viralizaram e ele diz que se tornou influenciador “sem querer”.
Morador de Portugal, antes dos vídeos em que brinca com o sotaque catarinense Nouã já havia gravado uma série imitando o sotaque português, que deram muito certo.
Continua depois da publicidade
— Como se fala muito sobre a influência da colonização açoriana no sotaque do litoral de Santa Catarina eu pensei “porque não mostrar pras pessoas o sotaque do meu povo?” — explica.
Nouã se considera multiartista, e relata que hoje faz um pouco de tudo. Formado em Design, ele sempre quis trabalhar com criatividade e arte, o que também despertou o interesse pela música e pelo teatro.
Ele relembra que passou parte da infância em Florianópolis e cresceu em Balneário Camboriú, no bairro da Barra. O local é uma região ribeirinha, o que fez com a família dele tivesse uma ligação muito forte com a pesca e com o mar.
— Eu fiquei tão feliz com a repercussão dos vídeos. Porque muitas das expressões que eu mostro fazem parte da minha criação e saber que tanta gente se identifica me encheu o coração. O “manezinho” e o “peixeiro” fazem parte de quem eu sou — declara.
Continua depois da publicidade
Apesar do carinho pela identidade do litoral catarinense, Nouã deixou o Estado para buscar por uma nova perspectiva e realidade em Portugal.
— Apesar de morrer de saudade de onde vim, quando eu saí de santa Catarina me sentia completamente deslocado. Apesar de eu amar meu Estado, tive que lidar com muita homofobia e discriminação enquanto crescia, o que me fez nutrir um sentimento agridoce pelas minhas origens. Foi incrível vir pra Portugal, foi a primeira vez que me senti bem onde morava — relata.
Essa busca por um lugar diferente e por conhecer o mundo resultou na mudança para a Europa. Mas os desafios da vida de imigrante também existem, conta.
— A verdade é que quanto mais eu vivo longe do Brasil, mais brasileiro eu me sinto — finaliza.
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Morador seleciona lugares “assustadores” em Florianópolis e viraliza na internet
Jovem viraliza ao mostrar contribuições “inusitadas” de SC para o mundo