O Campeonato Mundial de Atletismo começará neste sábado (13), em Tóquio, no Japão. A competição reúne os melhores atletas do mundo e entre eles o catarinense Matheus Corrêa, de Blumenau, representará o Brasil ao lado de outros 47 brasileiros.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do catarinense Matheus Corrêa

Matheus Corrêa competirá na marcha atlética, pelos 20 e 35 quilômetros. O atleta é considerado um dos grandes nomes da modalidade no país. Revelado em Blumenau, sob orientação do treinador Ivo da Silva, construiu uma trajetória marcada por títulos e recordes em competições nacionais e internacionais.

— Estar em um Mundial é um motivo de muito orgulho e realização. Cada treino, cada quilômetro percorrido até aqui faz parte desse momento. Minhas expectativas agora são as melhores possíveis. Estou focado em me manter concentrado nesses dias para estar pronto. Vou estar diante de marchadores muito qualificados, e tenho certeza de que, seja como for, serão dias incríveis para a marcha atlética e o atletismo como um todo — afirmou.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Entre suas principais conquistas recentes estão o ouro nos 20 quilômetros do Campeonato Ibero-Americano de 2024, em Cuiabá, quando igualou um recorde da competição que estava em vigor desde 2002. Além disso, a vitória nos 35 quilômetros da Copa Brasil de 2025, em São Paulo, que garantiu vaga para a Copa Pan-Americana de Marcha, no Equador.

Continua depois da publicidade

O marchador também já participou de duas edições dos Jogos Olímpicos. Estreou em Tóquio 2020, quando completou a prova dos 20 quilômetros em 46º lugar, e voltou a competir em Paris 2024, desta vez terminando em 39º. A expectativa de Matheus para o Mundial é de consolidar ainda mais seu espaço entre os melhores marchadores do mundo.

— Poder representar Blumenau, Santa Catarina e o Brasil em uma competição desse nível é uma honra para mim. Tenho treinado bastante e espero corresponder com boas marcas nessas duas provas — concluiu.

A marcha atlética será disputada em circuito urbano ao redor do estádio, com as provas dos 35 km programadas para o dia 13 de setembro e os 20 km no dia 20.

Sobre o Mundial de Atletismo

O Campeonato Mundial de Atletismo de 2025 será realizado em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. Será a 20ª edição da competição e a será a terceira vez que o país sedia o evento, após edições em 1991 e 2007.

Continua depois da publicidade

A maioria das competições ocorrerão no Estádio Nacional do Japão, palco dos Jogos Olímpicos de 2020, com capacidade para 68 mil espectadores. Estarão presentes cerca de 2 mil atletas, de 200 países, para disputar provas de pista, campo e marcha atlética.

A delegação brasileira contará com 20 mulheres e 27 homens, de 15 estados diferentes, além do Distrito Federal. Os destaques do Brasil são os medalhistas Olímpicos e mundiais Alison dos Santos, que competirá nos 400 m com barreira e no revezamento 4×400 m, e Caio Bonfim, para os 20 km e 35 km da marcha atlética.

Além deles, e de Matheus Corrêa, outros dois atletas de Santa Catarina também representarão o país. Mayara Vicentainer, do Instituto Atletismo de Balneário Camboriú, também estará na marcha atlética. Já no lançamento de dardo, Daniella Lorenzon representará a União Catarinense de Atletismo, de São José, município da Grande Florianópolis.

Leia também

Catarinense brilha na Seleção Brasileira sub-21 de vôlei e mira equipe adulta

Centrais do Brasil são destaques no Mundial de Vôlei Feminino 2025

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão