Tax tolo, tax?”, “Novas“, “Dás um banho“. Quem nasceu na Grande Florianópolis ou, abrangendo um pouco mais, no Litoral de Santa Catarina, com certeza já ouviu alguma dessas expressões saindo da boca de um típico catarinense.

Continua depois da publicidade

De Tijucas, José Ledaux sempre brincou com familiares sobre o sotaque, muito característico da região. Até que, há menos de um mês, ele resolveu fazer vídeos para a internet e viralizou, alcançando mais de 250 mil visualizações.

José, de 22 anos, conta que nasceu e cresceu na cidade de 51.592 habitantes da Grande Florianópolis, mas que já morou em São José e na capital catarinense.

— [Cresci] sempre escutando essas expressões de “manezinho”, quando eu estou com meus amigos e familiares acabamos utilizando muitas gírias — disse.

Fazer vídeos para a internet sobre diferentes assuntos humorísticos sempre fez parte da realidade do rapaz, inclusive já arrancando risadas nos comentários pelo jeito de falar, com o sotaque carregado. Entretanto, ele afirma que nunca havia pensado em fazer vídeos com o sotaque sendo o assunto principal, o tema do humor.

Continua depois da publicidade

Agora, o que ele mais vê nos comentários é gente se identificando, afirmando que “eu falo desse jeito mesmo”, entre risadas.

Vídeos misturam cultura com humor

Vestindo a camisa de times locais, como o Figueirense, Chapecoense e Brusque, José mostra a cultura do Estado por meio dos vídeos, da maneira mais humorística possível.

Nos vídeos, ele faz comparações sobre como as pessoas falam em português em outro estados do país, em inglês, e em “catarinense”, como se fosse outro idioma. Veja um exemplo:

Em português: Nossa, como você está linda!
Em inglês: Wow, you are beautiful, girl!
Em “catarinense”: Ê, tax uma baita!

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo