nsc

    Calendário

    CBF confirma Campeonato Catarinense em 16 datas em 2020

    Redução dos Estaduais força federação e clubes a mudarem a fórmula adotada em 2019

    03/10/2019 - 17h35 - Atualizada em: 04/10/2019 - 20h08

    Compartilhe

    Por Redação CBN Diário
    reprodução do calendário da CBF
    CBF prometeu preservar datas Fifa, mas marcou jogos em dias muito próximos
    (Foto: )

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quinta-feira (3 de outubro) o calendário para 2020. Como se especulava, os estaduais terão 16 datas, de 22 de janeiro a 26 de abril. Com isso, o Campeonato Catarinense terá de mudar. Não será mais possível que os 10 clubes joguem todos contra todos, em turno e returno, na primeira fase, pois isso exige 18 rodadas. Além disso, a competição teve semifinais e final em 2019, totalizando 20 datas.

    A definição da fórmula será em outubro. Entre as alternativas, está a divisão em dois grupos de cinco, que podem jogar dentro dos grupos ou grupo contra grupo. Há ainda a possibilidade de mesclar: um turno dentro dos grupos e outro grupo contra grupo. Também pode haver uma fase classificatória em turno único. A tendência é que a competição tenha semifinais e final. Em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, já especula-se a disputa de taças de turno, como acontece no Rio de Janeiro e Paraná.

    Oito catarinenses no Campeonato Brasileiro em 2020

    Santa Catarina tem oito times garantidos no Campeonato Brasileiro em 2020. Avaí e Chapecoense estão na Série A, e Criciúma e Figueirense na B, mas os quatro neste momento estão ameaçados de rebaixamento para a segunda e terceira divisões, respectivamente.

    O Brusque, campeão da Série D, assegurou presença na C em 2020. Na quarta divisão, o Estado terá três representantes, definidos pelo Catarinense 2019: Marcílio Dias, Joinville e Tubarão.

    Supercopa, a nova taça

    A temporada 2020 vai começar com uma nova disputa. A Supercopa do Brasil, entre os campeões da Copa do Brasil (Athletico-PR) e do Campeonato Brasileiro de 2019, será no dia 19 de janeiro, em local a ser definido.

    Datas FIFA param Brasileirão, mas...

    A CBF anuncia que as 10 datas Fifa, reservadas para jogos entre Seleções (oito delas pelas Eliminatórias à Copa de 2022) serão preservadas. No entanto, o Campeonato Brasileiro não vai ser interrompido durante a Copa América, que será disputada de 12 de junho a 11 de julho na Argentina e na Colômbia. Isso significa que clubes poderão ter desfalques em até nove rodadas do Brasileirão.

    Brasileirão 2020 começa em maio

    As duas principais divisões permanecem no mesmo formato: 20 clubes, turno e returno, pontos corridos, com quatro rebaixados. A Série A vai de 2 de maio a 6 de dezembro. A Série B termina uma semana antes, em 28 de novembro.

    Série C mantém fórmula

    A CBF manteve a fórmula com dois grupos de 10, com jogos em ida e volta dentro dos grupos. Os quatro primeiros de cada se classificam para decidir o acesso e o título em sistema eliminatório. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

    Série D ampliada

    Uma das principais novidades está na Série D. Haverá uma fase preliminar entre oito clubes, eliminatória, da qual quatro são eliminados. A primeira etapa terá 64 clubes, divididos em oito grupos de oito, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

    Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro. O número mínimo de jogos de uma equipe na primeira fase passa a ser de 14. No formato adotado nos últimos anos, com 68 clubes em 17 grupos de quatro, havia apenas seis partidas asseguradas.

    Copa do Brasil

    As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Como em 2019, as finais da Copa do Brasil serão em setembro, a fim de evitar conflitos com as fases decisivas do Campeonato Brasileiro, Libertadores e Sul-Americana.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Esportes

    Colunistas