O jornalista da CBN Floripa, Mateus Boaventura, foi reconhecido com o Prêmio Instituto Rui Barbosa (IRB) de Jornalismo. A premiação teve como tema “A atuação dos Tribunais de Contas para a melhoria das políticas públicas do país”. Trabalhos de reportagem produzidos em todo o país foram premiados em três categorias: Telejornalismo; Radiojornalismo; e Webjornalismo.

A matéria produzida por Mateus com sonorização de Gilberto Pereira foi a primeira colocada na categoria de Radiojornalismo, e teve como tema a fiscalização dos Tribunais de Contas nos Planos de Educação. O jornalista comenta que essa é uma grande conquista, já que trabalhos de todo o Brasil foram inscritos.

— Esse foi um importante reconhecimento nacional diante de uma realidade catarinense. Assim como o TCE, o jornalismo também cumpre uma função fiscalizadora sobre o uso do dinheiro público. Tentamos explicar à população como os Tribunais de Contas monitoram e cobram pela aplicação dos Planos de Educação. Estamos felizes com o primeiro lugar entre os trabalhos inscritos de todo o país — afirma.

A Premiação

Embora os resultados já tenham sido divulgados, a solenidade de premiação oficial será realizada no dia 1º de dezembro, durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC). O evento acontece em Fortaleza, no Ceará, e faz parte do calendário de ações comemorativas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa.

Sobre o prêmio

O Instituto Rui Barbosa (IRB) é uma associação civil que foi criada pelos Tribunais de Contas do Brasil, ainda em 1973, e tem como objetivo auxiliar organizações no aperfeiçoamento das atividades. Pela primeira vez em 50 anos, o IRB lançou um Prêmio de Jornalismo, para demonstrar o compromisso e o apoio da instituição à imprensa brasileira.

Acompanhe os conteúdos da CBN Floripa.