A central de emergência dos bombeiros em Blumenau reabriu nesta quarta-feira (18), às 13h. Durante o último um ano, a estrutura na maior cidade do Vale do Itajaí esteve fechada e as ligações feitas por moradores da região para o 193 eram atendidas em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, dois atendentes vão receber as chamadas na central localizada dentro do batalhão, em frente ao Terminal da Proeb. Porém, existe a capacidade para ampliar em mais um profissional. No local, serão atendidos os chamados de nove cidades do Vale do Itajaí:

Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho.

— A infraestrutura da nossa central foi aprimorada com até três consoles para atendimento, porém em situações de normalidade, serão somente dois atendentes por turno de seis horas, com a possibilidade de ativarmos mais um console em casos de maior demanda pontual — destaca o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini.

Continua depois da publicidade

A decisão de colocar o espaço novamente em funcionamento é fruto de uma pressão popular, após a suposta demora no tempo de resposta durante o incêndio que destruiu lojas na Rua XV de Novembro, em janeiro deste ano.

Em 9 de junho, o governo do Estado chegou a dizer que seriam necessários 30 dias para reorganizar o espaço no batalhão de Blumenau e definir as equipes de atendimento. Porém, na semana passada, a corporação informou o adiantamento da data para 18 de junho.