Alberto Kuba, CEO da WEG, multinacional de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, antecipou a previsão sobre o uso de carros elétricos no Brasil. Com mais integração e conexão, uma tecnologia permite que os veículos podem ser usados até para abastecer energia de casas. O assunto virou tema de debate durante a Anfavea Vision, em São Paulo, nessa quarta-feira (10).

Continua depois da publicidade

Com o tema “A matriz energética que move o Brasil: transição, coexistência e estratégia”, o CEO da companhia bilionária, reconhecida como líder global no setor de motores elétricos de baixa tensão, afirmou que a visão da empresa é sobre um futuro cada vez mais conectado, eficiente e sustentável.

— O futuro onde as fontes de energia vão estar coexistindo no Brasil, mas eu queria trazer um ponto diferente do que foi colocado hoje, até nas palestras anteriores. É que quanto mais o veículo se eletrifica, mais digital ele também se torna. E aí acontece o fenômeno de você ter um ativo em casa, que é um veículo elétrico, que o dono ou usuário do carro começa a ter um “Bess” — afirma.

Veja fotos do CEO da WEG

Tecnologia para abastecer casas

A tecnologia Bess, citada por Kuba, é estruturada nos sistemas de armazenamento de energia de bateria e permite capturar energia, armazená-la e liberá-la posteriormente, transformando a geração intermitente, como a solar e a eólica, em um fornecimento de energia contínuo e controlável.

— Essas são tecnologias que estão surgindo, que vão fazer com que o veículo esteja cada vez mais integrado e conectado — destaca.

Continua depois da publicidade

Soluções WEG para o futuro da mobilidade

Entre as tecnologias destacadas pelo CEO estão os sistemas Bess (Battery Energy Storage Systems) e a WEMOB Station V2X, tecnologia que amplia o papel do veículo elétrico no dia a dia. Com ela, o carro pode ser carregado com energia proveniente de painéis solares residenciais e, em situações de falta de energia, atuar como uma fonte de armazenamento, fornecendo eletricidade para a residência e seus equipamentos.

“Mais do que eletrificar a mobilidade, o futuro passa pela integração inteligente entre veículos, geração distribuída, armazenamento de energia e infraestrutura elétrica”, afirmou a empresa em uma publicação.

Quem é o CEO da WEG, império bilionário dos motores

Alberto Yoshikazu Kuba é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui especialização em Finanças Corporativas pela Fundação Dom Cabral (FDC), e em liderança e gestão. 

Desde 2002 na WEG, iniciou sua carreira como estagiário e trainee, posteriormente teve a oportunidade de conhecer diversas áreas da empresa, estabelecendo-se em vendas de motores industriais. Em 2010, foi expatriado para a China e atuou nas áreas de marketing e vendas até assumir a posição de diretor superintendente das operações produtivas no país.

Continua depois da publicidade

Retornou ao Brasil em 2020 como diretor superintendente da unidade de Motores Industriais, tendo trabalhado nos Estados Unidos em 2023. Atualmente, ele é o Presidente Executivo da Companhia, assumindo a posição antes ocupada por Harry Schmelzer Junior durante 16 anos.

Confira fotos da WEG

*Sob supervisão de Leandro Ferreira