Desde o início da pré-temporada de verão em Santa Catarina, em novembro de 2025, 1.267 pessoas foram salvas de afogamentos no Estado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os dados, divulgados nesta terça-feira (13), revelam que, ao todo, cerca de 18 pessoas foram salvas por dia em território catarinense.

Continua depois da publicidade

Os números contemplam o período de 1 de novembro de 2025, quando a pré-temporada de verão iniciou, ao dia 11 de janeiro deste ano, já durante a temporada. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, 60 pessoas se afogaram, mas acabaram se recuperando posteriormente, sem que os casos evoluíssem para óbitos.

Entretanto, 12 pessoas morreram tanto na praia quanto no mar no Estado no período estabelecido, sendo nove em regiões onde não havia guarnições. Em rios, foram sete mortes registradas, todas em regiões não guarnecidas.

Em relação aos acidentes com águas-vivas, foram 33 mil registros entre novembro de 2025 e janeiro de 2026. Neste período mais de 1 mil crianças perdidas nas praias foram encontradas pelas guarnições.

Ao todo, são 2.053 guarda-vidas disponíveis em Santa Catarina, com 429 postos espalhados pelo Estado. Também estão disponíveis dois helicópteros, 52 moto aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e três aviões.

Continua depois da publicidade

Veja os números

Salvamentos e resgates em uma semana

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar também divulgou os números registrados na última semana, no período contemplado de 6 a 12 janeiro. Ao todo, foram feitos 232 salvamentos e resgates, com mais de um milhão de ações preventivas pelos guarda-vidas civil e militar.

Os acidentes com águas vivas chegaram a 1.047 ocorrências, o que representa uma queda em relação a semana anterior, quando foram registrados mais de 8 mil ocorrências. A única morte registrada foi a de um jovem de 22 anos em Passo de Torres, no Sul do Estado, no Rio Mampituba.