A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, está fortalecendo o sistema de videomonitoramento da capital com a implantação de um amplo cercamento digital. Todas as câmeras instaladas na cidade agora são espelhadas em um software de inteligência artificial instalada na nova central de monitoramento da Guarda Municipal. A integração permite a geração de alertas automáticos e respostas mais rápidas às ocorrências.
Continua depois da publicidade
O investimento inclui equipamentos capazes de realizar reconhecimento facial e leitura de caracteres, permitindo a identificação de placas de veículos. A tecnologia se conecta a bancos de dados da Polícia Civil, facilitando a localização de foragidos da Justiça, e contribuindo para a elucidação de crimes e localização de pessoas desaparecidas
Mais de 700 câmeras em pontos estratégicos
Florianópolis conta atualmente com mais de 700 câmeras distribuídas em locais de grande circulação. Dispositivos com leitura de placas foram instalados nas entradas e saídas da Ilha, abrangendo as três pontes, além de vias como Avenida Gustavo Richard, Mauro Ramos e Avenida da Saudade.
O monitoramento de praças e calçadões também foi reforçado com totens equipados com quatro câmeras de tecnologia PTZ, que podem girar, inclinar e aplicar zoom. Todas as unidades operam com reconhecimento facial. No Norte da Ilha, totens e outras câmeras foram implantadas na entrada da praia de Canasvieiras e Praça dos Ingleses, pontos considerados estratégicos.
Viaduto da Chico Mendes segue como ponto prioritário
A região do viaduto da Chico Mendes, na divisa com São José, recebeu atenção especial. O local teve o monitoramento ampliado ainda em julho e agora conta com câmeras capazes de detectar movimentos suspeitos e gerar alertas imediatos à central da Guarda Municipal de Florianópolis. O objetivo é aumentar a agilidade das equipes para coibir crimes e apreender foragidos.
Continua depois da publicidade
Tecnologia de ponta e cooperação entre forças de segurança
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o cercamento digital reforça o compromisso da administração com a segurança pública, pois serve como uma verdadeira “muralha digital”, equipada com tecnologia avançada. A pasta está investindo para garantir que a capital continue sendo a mais segura do Brasil, aliando equipamentos refinados e a cooperação com outras forças de segurança.
A Guarda Municipal também está sendo equipada com drones para operações aéreas, ampliando a capacidade de vigilância em áreas de difícil acesso e aperfeiçoamento da fiscalização urbana. Os agentes de segurança passaram por capacitações para operar os equipamentos, incorporando novas ferramentas de patrulhamento ao trabalho diário da corporação.
Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.

