A cerveja mais forte da Oktoberfest Blumenau 2025 tem 14% de teor alcoólico – quase três vezes mais do que cervejas “comuns”. Chamada de Reserva, a Doppelbock da Cervejaria Blumenau não apenas é a mais pancada da festa neste ano, como também esconde uma história no mínimo curiosa.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2025
O cervejeiro Marcos Guerra, responsável pela produção do rótulo, relata que a cerveja que estará à venda nos pavilhões da Oktoberfest foi produzida em 2022, no meio da pandemia. Naquele momento ainda de incertezas, surtos e precaução por parte dos clientes, a ideia da marca foi produzir um estilo especial que pudesse ser lançado em um momento oportuno.
Dito e feito. Depois de dois anos maturando com chips de carvalho francês, para dar uma identidade ainda mais singular à cerveja, a Reserva ficou pronta. Não apenas para celebrar a 40ª – e histórica – edição da Oktoberfest Blumenau, como também o aniversário de 10 anos da cervejaria.
Mas, afinal de contas, como se chega nesse teor alcoólico tão elevado? Guerra explica que tudo passa pelo método de produção. Enquanto as Doppelbock normais geralmente têm até 11% de teor alcoólico, nessa ele quis explorar o potencial de guarda – ou seja, quando a cerveja pode ficar até anos na geladeira até ser bebida.
Continua depois da publicidade
— Ela [a cerveja] tem uma carga de malte muito grande. E, além disso, ficou sete horas fervendo, evaporando água, até chegar ao índice ideal que a gente queria para a fermentação. Usamos duas leveduras [fermentos] diferentes e ela fermentou por mais dias do que o normal para o estilo. Ela é uma cerveja viscosa, leitosa, tem bastante corpo e quem provar vai perceber isso — destaca.
Com o que harmoniza?
Conforme Guerra, a cerveja vai combinar perfeitamente com pratos da gastronomia alemã, principalmente os mais gordurosos:
— Linguiça, salsicha, porco, marreco, batata recheada gordurosa… Como a cerveja tem potência e alto teor alcoólico, ela vai limpar bem o paladar.
E quando tomar? No fim da festa ou no início?
— É uma cerveja que tem uma preciosidade muito grande. Eu iria primeiro prová-la, conhecê-la, para entender ela. Isso no começo da festa, porque no final, depois de experimentar muitas outras, o paladar pode estar bagunçado. Aconselho a ir nela primeiro. Se gostar, continua! — finaliza o cervejeiro.
Continua depois da publicidade
A Oktoberfest Blumenau 2025, vale lembrar, terá 139 rótulos diferentes de cerveja à venda, com estilos que vão desde os tradicionais até os diferentes – caso desta Doppelbock.
Leia também
Oktoberfest Blumenau 2025 dobra aposta na segurança com mais câmeras e caça às tornozeleiras
Quem são as rainhas da Oktoberfest Blumenau desde a primeira edição; veja fotos






