Reconhecida pelo prêmio “Cervejaria do Ano” no Brasil Beer Cup 2024 pelo segundo ano consecutivo, a joinvilense OPA Bier está investindo na ampliação da planta e na modernização da produção.
Continua depois da publicidade
Inovação na produção e automação
A ampliação da estrutura produtiva contou com a instalação de nova linha de envase automatizada. Agora, a cervejaria opera com três linhas independentes: para cervejas, bebidas não alcoólicas e embalagens PET.
Com essa modernização, a capacidade de produção chegou a 3,6 milhões de litros por mês, tornando-se a maior da região.
Outro importante avanço foi a introdução de um robô do modelo Kuka na paletização de cervejas. O modelo de alta tecnologia é muito usado na indústria automotiva e eletrônica por sua precisão e eficiência.
Além disso, os laboratórios de controle de qualidade passaram por atualizações, permitindo um monitoramento em tempo real para garantir padrões de segurança alimentar e estabilidade dos produtos.
Continua depois da publicidade
Sustentabilidade como compromisso

De olho no futuro, a questão ambiental também está no centro das estratégias de crescimento da OPA Bier. E uma das principais ações foi a implantação de uma usina de beneficiamento de CO2 que permitiu a redução de 550 toneladas anuais na emissão de gases do efeito estufa, reaproveitando o gás residual da fermentação da cerveja para outras bebidas.
O cuidado com a sustentabilidade vai além: o bagaço do malte utilizado na fabricação de cervejas é destinado para alimentação animal, promovendo um ciclo produtivo mais eficiente, e a energia utilizada nas operações é proveniente de fontes renováveis.
— Nossos investimentos em tecnologia e sustentabilidade não apenas aumentam nossa eficiência, mas também fortalecem nosso compromisso ambiental —, Francisco Schmitz, diretor industrial da OPA Bier.
Reconhecimento e projeção para o futuro

A estratégia de crescimento da OPA Bier inclui a ampliação gradual da distribuição dos novos produtos, iniciando pela Região Sul e com projeção de alcance nacional nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
O fortalecimento da marca também passa pelo ambiente digital, com investimentos em campanhas online e interação com consumidores por meio de redes sociais e plataformas de e-commerce.
Esse posicionamento tem garantido reconhecimento da marca no mercado. Recentemente, a cervejaria recebeu o Prêmio Top Of Mind como a cerveja artesanal mais lembrada do norte de Santa Catarina, além de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o título no Brasil Beer Cup.
A nova linha de produtos inclui refrigerantes nos sabores tradicionais, como laranjinha e guaraná, com formulação que reduz a quantidade de açúcar e elimina adoçantes artificiais, além da água com gás e das sodas OPA — águas gaseificadas saborizadas, zero calorias e sem aditivos. Ainda no primeiro semestre de 2025, a empresa lança a sua linha de drinks prontos, a OPA Drinks, no sabor Ice de Morango, uma mistura de vodca e refrigerante de morango que passou pelo teste dos consumidores nos bares da OPA BIER e já é a terceira bebida mais vendida entre as opções oferecidas nas casas.
A iniciativa atende à crescente demanda por alternativas mais saudáveis no mercado de bebidas. Segundo Francisco Schmitz, a empresa buscou equilibrar qualidade e sabor.
Continua depois da publicidade
Com inovação, eficiência e compromisso ambiental, a OPA Bier vem fortalecendo sua presença no setor de bebidas e se consolida como uma das principais marcas do Sul do Brasil.