As cervejarias catarinenses seguem ganhando destaque no mercado nacional, consolidando o Estado como referência na produção de bebidas de alto padrão. É nesse cenário que se destaca a marca antes conhecida como Cervejaria Princesa da Serra, agora assinando como Serra Forte.

Continua depois da publicidade

A fusão com a cervejaria que já levava esse nome fortaleceu o posicionamento no segmento e reforçou a conexão com a cultura cervejeira local, marcada por festivais, turismo, consumo consciente e valorização de produtos regionais.

Dos chopes claros de coloração dourada aos mais escuros e encorpados, a cervejaria vem conquistando concursos nacionais nos últimos anos, e agora é reconhecida em mais uma edição do Top of Mind, vencedora Regional na categoria Cervejaria Artesanal na Serra.

— Acredito que o reconhecimento ocorre pela busca da melhoria constante, o aprimoramento técnico da equipe e principalmente a busca por levar sempre o melhor produto para o público consumidor — destaca Luiz Donizete, mestre-cervejeiro.

Com filial no centro de Lages (SC), a cervejaria foi vencedora em cinco concursos nacionais cervejeiros, com medalha de Ouro para a Weizen Princesa da Serra (2019), Bronze para a Pilsen Princesa da Serra (2020), Ouro para a Weizen e Oatmeal Stout Princesa da Serra (2022), Prata para a Oatmeal Stout Princesa da Serra (2023) e Ouro para a Pilsen Bier Letti (2025).

Continua depois da publicidade

Fusão de marcas da Serra Catarinense

A marca surgiu em 2020 com a fusão de duas cervejarias da Serra: a Galpão do Cipó, fundada em 2016, detentora da marca Princesa da Serra, e a Letti, fundada em 2019, detentora da marca Bier Letti. Com a criação da filial, a capacidade era de 18 mil litros, com 5 colaboradores. Hoje, a empresa conta com três sócios, duas unidades fabris e 16 colaboradores, com capacidade produtiva de 30,5 mil litros estático.

A matriz produz rótulos pilsen e cervejas especiais de maior vazão. Já a filial, chamada Serra Forte Brew Pub, tem capacidade de produção de 2 mil litros e é voltada para testes, produção de cervejas especiais para consumo no bar e fabricação dos produtos da linha Curucaca Craft Drinks, com maior teor alcoólico visando o mercado no período de inverno.

A empresa expandiu o portfólio de produtos envasados em barris, garrafas pet e garrafas de vidro pasteurizadas, com o pub ganhando seu espaço nas noites lageanas, com capacidade para 150 pessoas. Agora, a meta é continuar a melhoria dos processos e ampliação da presença no mercado cervejeiro do Estado e do Brasil.

Acompanhe a maior fábrica de cervejas da Serra Catarinense