Você já se pegou olhando para o céu, em um belo dia de sol com poucas nuvens e se perguntou por que ele é tão azul? A cor que parece até ter um acordo especial com a melodia de “Céu Azul” do Charlie Brown Jr., como se o universo estivesse tocando a trilha sonora perfeita para aquilo.

Continua depois da publicidade

O céu não é apenas uma tela caprichosamente pintada de azul para nos agradar visualmente. Existe, na verdade, uma razão científica para acontecer esse efeito azulado. Mas qual é a lógica por trás dessa tonalidade? Vamos desvanecer os motivos por trás do céu azul, e também fenômenos que os transformam em tons alaranjados.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Por que enxergamos o céu azul?

É exatamente isso que você leu, nós enxergamos o céu azul, porém ele não é azul de fato. Como assim, fui enganado esse tempo todo? Calma, não é bem assim, vamos entender.

Continua depois da publicidade

Durante o dia, o céu fica em tom azulado devido a luz do Sol que é refletida na atmosfera. Assim, quando ela é espelhada junto aos elementos da terra, como os átomos de nitrogênio e oxigênio, faz com que essa luz seja refletida em todas as principais cores do arco-íris, sendo que a azul é a com frequência mais próxima dentro dessa onda no espectro visível ao olho humano.

Sendo mais prático: a luz é combinada com elementos que compõem a atmosfera da Terra, fazendo com que a coloração azul seja dominante e se espalhe, dando a impressão que o céu está azulado.

E o céu alaranjado ou avermelhado?

Mas agora você deve estar com outra dúvida: o que explica quando o céu não está azul? O que faz nosso olho enxergar laranja ou vermelho? Também existe um esclarecimento teórico fácil e simples para entender.

Continua depois da publicidade

Dentro dos comprimentos de onda da dispersão da luz do Sol, a violeta e azul são as mais curtas e a amarela e vermelha são as mais longas. Durante o dia, o Sol se posiciona na nossa linha vertical, fazendo com que a luz percorra uma distância bem menor.

Já quando ele amanhece ou se põe, sua posição precisa percorrer uma distância bem maior até chegar nos olhos humanos. Isso causa um comprimento bem maior e, consequentemente, começamos a enxergar a coloração vermelha ou alaranjada do céu.

É o mesmo fenômeno que explica as três colorações mais comuns que enxergamos no céu: a dispersão da sua luz.

Continua depois da publicidade

O que mais devemos saber sobre o céu?

  • O céu é um dos elementos mais incríveis do nosso planeta, com várias curiosidades interessantes e científicas. Vamos descobrir algumas delas:
  • Estrela cadente não é uma estrela. Quando enxergamos no céu famosa estrela cadente, estamos vendo nada mais, nada menos que um meteoro em alta velocidade que queima ao entrar em contato com a atmosfera da Terra.
  • Um dos lugares onde podemos enxergar o céu mais limpo e claro é o Deserto do Atacama, devido sua baixa umidade e poluição luminosa.
  • Já que cada planeta possui uma atmosfera diferente, é muito comum que cada céu também tenha uma coloração única.
  • Por conta da movimentação da Terra, enxergamos constelações de estrelas diferentes durante cada nova estação.
  • O Sol é bem comum. Na verdade, a estrela do tipo G2V, que é onde o Sol se enquadra, é bastante normal na galáxia, podendo encontrar bilhões semelhantes na Via Láctea.
  • A Galáxia de Andrômeda, que está localizada a 2,5 milhões de anos-luz da Terra, é o ponto visual mais distante que conseguimos enxergar a olho nu.

Leia também

Como criar e gerenciar senhas seguras

Os sinais de que a vitamina D está muito baixa no seu corpo

Como identificar se o seu celular está prestes a explodir

Destaques do NSC Total