Originário do Japão, o chá de Matcha tem ganhado popularidade em todo o mundo por seus benefícios à saúde e seus usos versáteis na culinária.

Continua depois da publicidade

Este tipo especial de chá verde em pó é conhecido por sua alta concentração de antioxidantes e cafeína, tornando-se uma opção saudável para quem busca aumentar a energia e a concentração.

Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) realizadas entre 2015 e 2021 destacam suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e seus efeitos na prevenção de doenças crônicas

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

O que é o Chá de Matcha?

O chá de Matcha é um tipo de chá verde que é cultivado e processado de maneira única.

As folhas são cobertas do sol por cerca de 20 a 30 dias antes da colheita para aumentar a produção de clorofila e aminoácidos, resultando em um sabor mais rico e em uma cor verde vibrante.

Depois da colheita, as folhas são moídas até se transformarem em um pó fino.

Chá de Matcha emagrece?

Devido ao seu processo de cultivo e preparação, o chá de Matcha possui uma alta concentração de antioxidantes, especialmente catequinas, que são conhecidas por suas propriedades anticancerígenas.

Continua depois da publicidade

Além disso, a bebida é rica em L-teanina, um aminoácido que promove relaxamento sem causar sonolência, melhorando assim o humor e a concentração.

O chá de Matcha também contém cafeína, mas ao contrário do café, esta cafeína é liberada lentamente no organismo, proporcionando um aumento sustentado da energia sem os picos e quedas comuns do café.

Outro benefício é a aceleração do metabolismo. Estudos sugerem que o consumo de Matcha pode aumentar a termogênese (o processo pelo qual o corpo queima calorias para produzir calor) e, assim, auxiliar na perda de peso.

Continua depois da publicidade

Por esse motivo também, a bebida pode servir de pré-treino, mas principalmente, por fornecer energia de forma gradual e duradoura, graças à combinação de cafeína e L-teanina.

Dicas do que comer antes de treinar

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Como usar e qual a receita do chá?

O chá de Matcha é versátil e pode ser usado de várias maneiras. A maneira mais tradicional de consumir Matcha é em forma de chá: basta misturar uma colher de chá do pó com água quente e mexer até ficar homogêneo.

Continua depois da publicidade

Mas o Matcha também pode ser adicionado a smoothies, sucos, lattes e até mesmo receitas de panificação para um impulso extra de antioxidantes.

Aqui está uma receita simples para um latte de Matcha:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pó de Matcha
  • 1 xícara de leite (qualquer tipo)
  • 1 a 2 colheres de chá de mel ou outro adoçante a gosto

Instruções:

  1. Adicione o pó de Matcha a uma xícara.
  2. Adicione um pouco de água quente e mexa até formar uma pasta.
  3. Aqueça o leite em uma panela ou no microondas.
  4. Adicione o leite aquecido à xícara com o Matcha.
  5. Adoce se preferir!

Continua depois da publicidade

Quem não pode tomar matcha?

O consumo de chá matcha não é indicado para:

  • Crianças menores de 12 anos: Devido ao teor de cafeína, que pode afetar o desenvolvimento e causar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade.
  • Pessoas com ansiedade, arritmia ou insônia: A cafeína presente no matcha pode agravar esses quadros, causando palpitações, agitação e dificuldade para dormir.
  • Indivíduos com problemas gastrointestinais: Aqueles que sofrem de refluxo, gastrite ou úlceras no estômago devem evitar o matcha, pois ele pode irritar o revestimento estomacal e piorar os sintomas.
  • Grávidas e lactantes: O alto teor de cafeína pode afetar o desenvolvimento fetal e passar para o leite materno, causando inquietação no bebê.
  • Pessoas que usam medicamentos específicos: Quem toma anticoagulantes, remédios para pressão alta ou colesterol deve consultar um médico antes de consumir matcha, pois ele pode interferir na eficácia desses medicamentos.
  • Hipertensos e pessoas com hipertireoidismo: O matcha pode acelerar o metabolismo e aumentar a frequência cardíaca, o que pode ser prejudicial nesses casos.

Além disso, o consumo excessivo de matcha pode causar efeitos colaterais como dor de cabeça, insônia, desconforto estomacal e até toxicidade hepática devido à alta concentração de polifenóis. Recomenda-se moderação e, em caso de dúvidas, consultar um profissional de saúde.

Leia também

Chá aliado da mulher na menopausa ajuda também no controle do açúcar

Se o seu banheiro está cheio dessas moscas cinzas, não é bom sinal