O incêndio de grandes proporções que atingiu os pavilhões da chamada blue zone, espaço onde se reúnem os negociadores e ministros, repercute na imprensa internacional. Segundo o ministro do Turismo Celso Sabino, o fogo foi controlado. Não há registros de feridos.
Continua depois da publicidade
A BBC destacou as “chamas e fumaças” vistos por jornalistas que estavam no local e informou que dezenas de pessoas estavam sentadas no chão ou em cadeiras de plásticos “ao ar livre sob fortes temperaturas e umidade” no momento da ocorrência.
O jornal britânico The Guardian mostrou vídeos do incêndio e relatou que os alarmes interromperam as discussões da parte da tarde, fazendo com que os participantes fossem obrigados a deixar o local. “A fumaça que saía das estruturas temporárias podia ser vista pelas multidões que evacuaram o local”.
O francês Le Figaro destacou o pânico após a informação do incêndio. Já o El País informou que o fogo começou em uma área próxima a escritórios espanhóis.
Até a última atualização desta reportagem, as negociações da COP30 estavam suspensas devido o incidente.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos do incêndio
Entenda
Um incêndio de grandes proporções atingiu pavilhões da COP 30 em Belém, no Pará, na tarde desta quinta-feira (20). Um corre-corre foi registrado no local, com as chamas atingindo o teto da chamada blue zone.
O incêndio já foi controlado, segundo bombeiros que estão no local, mas a movimentação continua intensa, com trabalhos de rescaldo. A energia elétrica precisou ser cortada.
O governador Helder Barbalho (MDB) afirmou, em entrevista para a jornalista Andréia Sadi, que há duas hipóteses para a origem do incêndio: falha em um gerador ou curto-circuito em um stand.
Continua depois da publicidade







