A chapa Mudar para Transformar, de oposição ao atual reitor e apoiada por nomes da direita, venceu a eleição para a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O segundo turno da disputa ocorreu nesta quarta-feira (15) e teve o resultado divulgado no fim da noite.
Continua depois da publicidade
A chapa vencedora é liderada por Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior, professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica, e teve como candidata a vice-reitora Felipa Rafaela Amadigi, professora-adjunta do departamento de Enfermagem.
O grupo foi eleito com 55,4% dos votos na média ponderada entre professores, estudantes e técnicos-administrativos. A candidatura de Amir e Felipa superou a chapa UFSC Unida, que tinha como candidato o atual reitor Irineu Souza e recebeu 44,6% dos votos.
Veja fotos da eleição na UFSC
A eleição na UFSC chamou a atenção pela disputa ideológica. A chapa de Amir, vencedora da disputa, recebeu o apoio de grupos como o Direita UFSC. Em um vídeo publicado pelo grupo na rede social Instagram com a celebração da vitória, a deputada federal catarinense Júlia Zanatta (PL), uma das lideranças da direita no Estado, comentou com desenhos de aplausos. Outros políticos deste campo também deixaram mensagens parabenizando pelo resultado.
Continua depois da publicidade
Oficialmente, a chapa 41 não comentou os apoios recebidos do campo da direita e focou a campanha nas questões internas de administração da UFSC e oposição à gestão atual de Irineu Souza. Temas como o teletrabalho, flexibilização de horários e o Restaurante Universitário (RU) pautaram as discussões na universidade nas últimas semanas.
Nas redes sociais, há dois dias, a chapa chegou a publicar uma mensagem rejeitando apoio de “fascistas, negacionistas e de quem é contra a universidade pública”, escrita em uma tarja sobre uma foto. Apesar disso, não identificou a qual manifestação de apoio a postagem dizia respeito.
As propostas da chapa vencedora
No plano de gestão apresentado, a chapa vencedora defendeu propostas como a retomada de um prédio na rua Ferreira Lima, no Centro de Florianópolis, para ampliação de moradia estudantil, além de medidas ligadas ao uso da inteligência artificial e da expansão dos trabalhos de pesquisa e extensão.
— Todos trabalharemos pela UFSC, em prol da comunidade interna e da nossa sociedade. Agora começa um momento de muitos desafios, uma caminhada longa, mas muito importante para a instituição — afirmou Amir, em entrevista à CBN Floripa nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A chapa de Irineu Souza também enfrentou questões de ordem ideológica na campanha. Após ver a ex-vice-reitora Joana Célia dos Passos, nome com forte identificação com a esquerda, romper com a gestão em fevereiro e deixar o cargo com críticas ao reitor, ele teve um novo como vice, o professor Rodrigo Moretti, da área de Saúde Pública. Dissidente do grupo de Irineu, Joana apoiou a chapa que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, e na última semana publicou uma foto aderindo à chapa de Amir e Felipa.
Resultado da eleição
Chapa 41 – Mudar para Transformar
- Votos ponderados: 55,40%
- Total de votos: 8.214
- Docentes: 1.254
- TAEs: 555
- Estudantes: 6.405
Chapa 52 – UFSC Unida
- Votos ponderados: 44,60%
- Total de votos: 5.193
- Docentes: 512
- TAEs: 1.319
- Estudantes: 3.362
Próximos passos: lista tríplice e nomeação
Embora seja chamada de eleição, o processo de escolha da reitoria na UFSC é uma consulta informal e ocorre antes da aprovação de uma lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn). O resultado da consulta informal vencida pela chapa 41 deve ser enviado ao conelho até esta sexta-feira (17). Depois disso, o órgão deve abrir edital para inscrição de nomes de candidatos e avaliar os pedidos, o que deve ocorrer até a próxima semana.
A votação final para escolher a lista tríplice está marcada para 29 de abril. A lista composta pelos três primeiros nomes deve ser enviada para o Ministério da Educação (MEC) no dia 1º de maio. Depois disso, cabe ao presidente da República nomear o novo reitor.
Esta deve ter sido a última consulta informal para a reitoria da UFSC. Com a aprovação da Lei 15.367/2026, sancionada em março, as próximas nomeações de reitoria devem ser feitas pelo presidente da República seguindo o nome mais votado na consulta feita com a comunidade acadêmica.
Continua depois da publicidade
Caso sejam nomeados os novos reitor e vice-reitora, respectivamente, Amir e Felipa ficarão à frente da gestão da UFSC até 2030.
Quem são os vencedores
Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior, 58 anos, é professor titular de Engenharia Mecânica da UFSC, com doutorado pela Universidade de Michigan e experiência em gestão universitária e conselhos institucionais.
Felipa Rafaela Amadigi, 46 anos, é professora de Enfermagem da UFSC, doutora pela universidade, com atuação em gestão na saúde pública e liderança na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis.







