nsc
dc

Pandemia

Chapecó tem aumento de 40% nos casos ativos da Covid-19 em uma semana

A cidade é a quarta no Estado com maior número de casos confirmados desde o início da pandemia

08/06/2021 - 13h12 - Atualizada em: 08/06/2021 - 16h00

Compartilhe

Diane
Por Diane Bikel
A região Oeste do Estado possui 99% das UTIs ocupadas
A região Oeste do Estado possui 99% das UTIs ocupadas
(Foto: )

Chapecó voltou a ter um aumento no número de casos de Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (8) mostra um aumento de 40% nos casos ativos de coronavírus desde o último dia 1º.

Em sete dias, 154 novos casos foram confirmados. O boletim divulgado na terça-feira da semana passada apresentava 383 casos ativos, enquanto o divulgado nesta terça mostrou 537 pessoas com Covid-19 na cidade.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O município do Oeste é o quarto na lista das cidades mais infectadas em Santa Catarina desde o início da pandemia. Chapecó fica atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau e soma mais de 36 mil confirmados desde então. A cidade do Oeste atingiu o número mais alto de casos ativos quando registrou mais de 5 mil pessoas infectadas em um mesmo momento.

De acordo com a prefeitura, medidas mais drásticas voltaram a ser tomadas na última semana. A assessoria de imprensa explica que uma barreira sanitária foi instalada no aeroporto e no terminal rodoviário. Todos os passageiros passam por medição de temperatura e se caso alguém estiver com temperatura acima de 37,2 graus, a pessoa é enviada para testagem. 

Em fevereiro deste ano, o município chegou a realizar uma ação de barreira sanitária nos dois locais, porém foi temporária. 

O município informa ainda que uma outra unidade móvel para atendimento prévio e testagem rápida está sendo instalada na cidade. Não é cogitada no momento a determinação de novas restrições de funcionamento para estabelecimentos comerciais e a prefeitura considera que a "situação está sob controle” na cidade.

No período de uma semana, desde o último dia 1º, três óbitos foram registrados. As três mortes são de mulheres, uma de 41 anos, outra de 61 e a última, de 94 anos. 

De acordo com o painel da Covid-19 do governo do Estado, a região Oeste está com ocupação de 99% nos leitos de UTI. Chapecó, por sua vez, possui apenas um leito de UTI Covid-19 disponível. Nos leitos gerais, o município contabiliza dois que ainda estão livres. A prefeitura da cidade informou, porém, que possui quatro leitos de UTI Covid-19 ativos no momento.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Colunistas