A Secretaria de Saúde de Chapecó emitiu um alerta à população na última semana devido ao aumento significativo de casos de Síndrome Gripal Aguda (SGA) na cidade. O crescimento no número de ocorrências tem gerado uma maior demanda por atendimentos tanto nas unidades de saúde da família quanto nos serviços de urgência e emergência do município.

Continua depois da publicidade

Segundo a pasta, também foi observado um aumento expressivo nos casos mais graves, classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que requerem internação hospitalar.

Os principais agentes causadores são os vírus da influenza, sincicial respiratório, adenovírus e o coronavírus (Covid-19).

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os sintomas das síndromes gripais costumam iniciar com febre acima de 37,8°C, podendo vir acompanhados de dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. A orientação é que qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais procure atendimento nas unidades de saúde.

Vacinação e medidas preventivas

A Secretaria de Saúde de Chapecó reforçou a importância da vacinação contra a influenza, que está disponível para toda a população na rede de atenção básica.

Continua depois da publicidade

A campanha também conta com apoio do Vacimóvel, do ônibus “Saúde em Movimento” e dos corujões da vacinação — ações realizadas em horários estendidos para facilitar o acesso.

Além disso, a Secretaria orienta a população a adotar medidas de prevenção, como o uso de máscaras por pessoas com sintomas respiratórios, higienização frequente das mãos e manutenção de ambientes bem ventilados — mesmo nos dias mais frios.

Leia mais

Operação intercepta cerca de 120kg de drogas, incluindo supermaconha, em Chapecó

Acidente na BR-282 deixa dois mortos e um ferido em Xaxim