A chegada do homem à Lua completa 56 anos neste domingo, dia 20 de julho, e foi marcada pela frase de Neil Armstrong: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Ao lado de Buzz Aldrin e Michael Collins, o astronauta viveu uma jornada que durou oito dias e revolucionou a comunidade científica com a conhecida missão Apollo 11.

Continua depois da publicidade

Parte dos itens utilizados pelos tripulantes, tanto no treinamento quanto na jornada espacial, está no Brasil e pode ser visitada pelo público no Space Adventure. O espaço, em Balneário Camboriú, reúne mais 300 peças originais da Nasa. Entre os destaques estão traje, capacete bolha, capuz e luvas de Buzz Aldrin; painel interno da cápsula de treinamento e o relógio de contagem regressiva.

Negativos de fotos e jornais impressos de diversos países com publicações da época também estão expostos (veja galeria de imagens abaixo).

— É uma experiência transformadora. Não é todo dia que se pode estar a centímetros de um traje que foi usado em uma missão lunar ou olhar para a comida real levada ao espaço em 1969 — explica Nicolas Guallan, gerente do espaço, ao frisar ainda que o acervo conecta gerações com um dos capítulos mais inspiradores da história moderna.

Continua depois da publicidade

Uma viagem pela história

Inaugurado em 2024, esse é o maior acervo da Nasa fora dos Estados Unidos, além das peças originais, conta também com salas interativas que permitem ao público “viver a experiência” de decolagem, alunissagem (pouso na lua) e conhecer mais sobre a rotina fora da terra – como os tripulantes dormem, comem e passam o tempo no espaço.

O local tem ainda uma área de jogos com realidade virtual e um giroscópio que reproduz as forças gravitacionais enfrentadas por astronautas durante o treinamento chamado Força G. A experiência apresenta também, no espaço Planetário, um filme desenvolvido com tecnologia 4k em parceria com o Museu de História Natural de New York.

Além de contar a história da Apollo 11, o acervo em Balneário Camboriú possui itens raríssimos de outras missões Apollo, Gemini e Mercury. É o caso da bota com poeira lunar utilizada por James Irwin, na missão Apollo 15, negativos de fotografias tiradas na lua e no espaço, trajes espaciais utilizados pela Gemini 4, rocha Lunar doada pelo astronauta Charles Duke e a mesa de comando original utilizada na sala de controle em Houston, nos Estados Unidos.

Veja fotos do Space Adventure em Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Leia mais

Quem é o empresário por trás do império dos arranha-céus de Balneário Camboriú

Neymar pai pode ser o 1º famoso a comprar um apê no maior prédio residencial do mundo?