nsc
    dc

    Ameniza

    Chuva alivia situação da estiagem no Oeste 

    Cidades em alerta diminuíram de dez para quatro

    18/03/2020 - 15h19 - Atualizada em: 18/03/2020 - 15h26

    Compartilhe

    Darci
    Por Darci Debona
    Em Dionísio Cerqueira a chuva normalizou o abastecimento
    Barragem do Toldo, em Dionísio Cerqueria, que estava com 70% da capacidade, transbordou
    (Foto: )

    A chuva desta quarta-feira amenizou a situação da estiagem no Oeste. Em algumas cidades, como Concórdia, onde não chovia há 20 dias, foram 26 milímetros registrados.

    De acordo com o secretário de Agricultura do município, Mauro Martini, apesar de não ser muito já ajuda frear o aumento nos pedidos de transporte de água. Eles passaram de 32 pontos de entrega em fevereiro para 62 pontos na última semana. Mais de 200 mil litros de água são levados para o abastecimento humano e animal.

    O superintendente regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Daniel Scharf, disse que apenas quatro cidades permanecem em situação de alerta: Jaborá, Águas Frias, Chapecó e Entre Rios.

    Em Jaborá e Águas Frias a Casan está transportando água com caminhões-pipa para a área urbana.

    - Aqui só molhou a poeira. Deu uns 10 a 15 milímetros. Foi muito pouco

    Em Chapecó o reservatório estava em 50% da capacidade na terça-feira. O nível até estava em elevação nesta quarta-feira. No entanto são necessárias mais chuvas, segundo o superintendente.

    Chuva ameniza estiagem no Oeste
    Dia foi de chuva na região Oeste
    (Foto: )

    No entanto a situação normalizou em Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste, Descanso, Formosa do Sul, Anchieta e Seara.

    Em Dionísio Cerqueira, onde já havia sido reduzido em 10% o fornecimento de água, choveu mais de 50 milímetros segundo o chefe da agência local da Casan, Marcelo Roth. Com isso já encheu a barragem de captação, no rio Toldo.

    - O rio subiu uns 30 centímetros e a barragem transbordou. Com isso a situação está normalizada. Acredito que garante o abastecimento por mais de uma semana. Esperamos que chova mais um pouco amanhã – destacou.

    De acordo com o meteorologista do grupo NSC, Leandro Puchalski, há chance de chuva passageira em algumas áreas.

    Claro que isso não resolve o déficit de chuva deste verão. Pelo menos 27 cidades já decretaram situação de emergência somente em 2020, em Santa Catarina. Mas a chuva já começa a ajudar as pastagens, segundo o secretário de Agricultura de Concórdia, Mauro Martini.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas