nsc
    dc

    Falta de chuva

    SC já tem 27 decretos de emergência pela estiagem no ano 

    Em algumas cidades faz 20 dias que não chove nada

    17/03/2020 - 17h42

    Compartilhe

    Darci
    Por Darci Debona
    Estiagem em Jaborá, no Oeste de Santa Catarina
    Rio Bonito, um dos pontos de captação de água em Jaborá, onde o baixo nível deixa à mostra muitas pedras
    (Foto: )

    Santa Catarina já tem 27 decretos de emergência pela falta de chuva, somente neste ano. O último decreto, e que ainda nem foi encaminhado para a Defesa Civil do Estado, é o de Jaborá, assinado nesta terça-feira.

    De acordo com o prefeito, Adelir Inácio, o município sofre com o abastecimento tanto na cidade, quanto no interior. Os três poços e o rio Bonito, que abastecem a cidade, diminuíram a vazão. Segundo o prefeito a Casan tem que buscar 50 mil litros por dia com caminhão-pipa no município vizinho de Presidente Castello Branco, para completar o abastecimento. A prefeitura também está auxiliando no transporte de 100 mil litros para 13 propriedades no interior.

    - Está feia a situação do abastecimento de água. À noite chega a ter racionamento para recuperar os poços. Com o decreto de emergência esperamos agilizar a perfuração de um novo poço pela Casan. Também facilita para os agricultores que tiveram perdas nas lavouras e pastagens para que possam acessar seguro ou renegociar dívidas – destacou.

    Em Caibi, que também teve decreto assinado nesta semana e ainda não está na Defesa Civil do Estado, a prefeitura chegou a emprestar distribuidores de água para comunidades do interior fazerem o transporte. Também há perdas nas lavouras.

    Outro município que não comunicou a Defesa Civil é São João do Oeste. Outros três deram entrada na Defesa Civil do Estado nesta terça feira: Concórdia, Fraiburgo e Agrolândia.

    Em Concórdia, onde não chove há 20 dias, já são transportados mais de 200 mil litros para 60 propriedades do interior. Outros 35 caminhões estão levando água para a BRF.

    Outros três deram entrada na segunda-feira: Zortéa, Bom Retiro e Ituporanga. O número aumento nos últimos dias mas também há decretos de fevereiro e janeiro.

    A Casan está transportando água em caminhão-pipa para Águas Frias, que não está na lista.

    Estiagem em Santa Catarina
    Lavouras de milho sofrem com a estiagem, em Jaborá
    (Foto: )

    Registros e processos de estiagem na Defesa Civil do Estado em 2020

    Abdon Batista, Saudades, Monte Carlo, Arvoredo, Chapedão do Lageado, Ibirama, Três Barras, Vidal Ramos, Anita Garibaldi, Seara, Santa Cecília, São José do Cerrito, Irineópolis, Major Vieira, São Joaquim, Mondaí, Presidente Castello Branco, Riqueza, Zortéa, Bom Retiro, Ituporanga, Agrolândia, Fraiburgo e Concórdia

    Decretos que ainda não estão na Defesa Civil

    São João do Oeste, Caibi, Jaborá

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas