Depois da chuva que causou transtornos em diferentes pontos de Blumenau nesta quinta-feira (13), a cidade amanheceu nesta sexta (14) se recuperando dos estragos. Ainda há ruas parcialmente alagadas, outras bloqueadas e escolas, creches e um ambulatório geral fechados. A previsão indica a possibilidade de um novo temporal no final do dia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
No começo da manhã desta sexta ainda havia mais de 400 imóveis sem energia elétrica na cidade. A Celesc informou que foram mais de 35 mil unidades afetadas em toda a região, principalmente em Blumenau, Gaspar, Brusque e Massaranduba. A intenção é normalizar toda a situação ao longo do dia.
A intensidade da chuva pegou os moradores de surpresa. A estação que registrou o maior volume foi a do Parque Ramiro Ruediger, com 116,4 milímetros em um curto espaço de tempo, contou a Defesa Civil. Essa quantidade é mais da metade da média mensal.
Sem conseguir escoar ou absorver tanta água, ruas alagaram e terrenos cederam. A Defesa Civil atendeu 165 ocorrências, a maioria de deslizamentos. Já os bombeiros militares, dos 45 chamados 26 foram por árvores caídas em via ou casas. Duas ruas foram totalmente bloqueadas: a Euclides da Cunha, na Velha, e a Fides Deeke, na Itoupava Seca.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação municipal suspendeu as aulas desta sexta na escola Machado de Assis, Patrícia Helena Finardi Pegorim, Wilhelm Theodor Schurmann, Profª Hella Altenburg/EEI Adélia Cardoso (apenas educação infantil) e no CEI Paulo Freire. Para o período da tarde, a única exceção é para a escola Helena Winckler, em que a orientação é que os alunos usem o acesso por trás da unidade, já que a entrada principal está fechada.
As equipes estão trabalhando para restabelecer as condições adequadas para o atendimento. Até as 10h será informado se a suspensão das aulas nessas unidades continuará no período da tarde.
Na saúde, o Ambulatório Geral da Família da Itoupava Central também está fechado para limpeza. A previsão é que o atendimento seja retomado às 13h. As equipes foram remanejadas para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da região enquanto o AGF não reabre.
Mais chuva?
Comportamento típico do verão, um novo temporal é esperado para o fim da tarde desta sexta, quando as temperaturas podem chegar aos 31ºC. A meteorologia ainda não consegue dizer, porém, qual será a força da chuva e se de fato ela se formará sobre Blumenau. A orientação é acompanhar os avisos da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Leia mais
Cidades de SC fazem parceria milionária em busca de soluções para extremos climáticos















