Uma parceria inédita vai dar a 17 cidades do Vale do Itajaí um plano completo que trará caminhos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na região. O investimento de R$ 2,6 milhões subsidiará a criação de documentos e de uma plataforma que vai indicar as medidas necessárias para tornar as cidades mais resilientes diante dos extremos que estão cada vez mais recorrentes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O convênio para o chamado Plano Regional de Ação Climática foi firmado neste mês entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o instituto internacional Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade).

Cibele Carneiro, representante do Iclei, explica que serão 18 meses para fazer as análises e documentações. Na prática, o projeto é dividido em duas grandes partes: a primeira do diagnóstico em si, que consiste na criação do inventário de emissões dos gases de efeito estufa, a análise de riscos e vulnerabilidades climáticas e o diagnóstico de serviços ecossistêmicos.

Com base nessa primeira etapa será feita a segunda, que é o plano de redução de riscos e o de ação climática. Neles, ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação estarão listadas para auxiliar no planejamento dos municípios.

Continua depois da publicidade

— É uma ferramenta poderosa de gestão e planejamento urbano. Com as medidas estruturadas as cidades vão estar preparadas para quando houver recurso disponível — acredita a representante do instituto que será responsável pelo trabalho.

O inventário trará com mais precisão como os municípios estão contribuindo com o aquecimento global e, assim, terão noção do que precisa ser feito para diminuir o lançamento desses gases na atmosfera. Todos os diagnósticos serão pensados em escala regional, o que beneficia as cidades menores, que normalmente possuem limitações de recursos.

O plano abrange ações emergenciais e paliativas, com um foco especial em conscientização e implementação de medidas prática para minimizar os impactos econômicos e sociais decorrentes das adversidades climáticas. As cidades contempladas são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Leia mais

Chuva “expulsa” moradores de casas e assusta Blumenau e região; FOTOS