A previsão do tempo se confirmou e a mesma chuva que trouxe alívio ao calorão assustou moradores de Blumenau e de outras cidades do Vale do Itajaí na noite de quarta-feira (12). Na região das Itoupavas, o acumulado foi de mais de 100 milímetros, o que passa da metade do esperado para todo o mês.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Na maior cidade do Vale do Itajaí, a chuva começou no fim da tarde e veio em forma de temporal, o que foi suficiente para alagar ruas e causar deslizamentos. Até o começo da manhã desta quinta-feira (13), conforme repassado pela Defesa Civil, foram atendidas 14 ocorrências, entre elas três alagamentos em casas e quatro deslizamentos.
Um dos mais críticos foi o desmoronamento de terra que ocorreu na Itoupava Central e atingiu duas residências. Os bombeiros militares contaram que um dos imóveis pertence a um casal de idosos de 80 e 75 anos. O barro caiu nos fundos da casa e os dois precisaram ser resgatados pelos socorristas porque ficaram ilhados.
Os vizinhos logo abaixo também passaram pela mesma situação e tiveram a estrutura do lar impactada, mas saíram ilesos.
Continua depois da publicidade
Um dos raios que marcaram a passagem do temporal chegou a atingir uma árvore, causando a queda da vegetação. Cena semelhante foi vista em Gaspar, onde uma palmeira pegou fogo ao receber a descarga elétrica. Os bombeiros militares usaram 500 litros de água para controlar o incêndio.
Veja fotos
Rio do Sul castigada
O maior município do Alto Vale também sofreu com a tempestade de quarta-feira. As rajadas de vento que chegaram a 80 km/h provocaram destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores em diversos pontos de Rio do Sul.
Casas, galpões e escolas tiveram os telhados arrancados pela força dos ventos. Apesar dos estragos, apenas uma família procurou auxílio da Defesa Civil devido ao destelhamento.
Em algumas regiões da cidade ruas ficaram alagadas, dificultando o trânsito e causando transtornos à população. No bairro Valada Itoupava, uma árvore tombou sobre o muro do pátio próximo ao parque infantil da creche Cantinho do Amor. Já no bairro Barra da Itoupava, o vento forte destelhou duas salas do Centro de Educação Infantil Daniel Maschio.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Educação, as aulas serão mantidas apenas em uma sala nesta quinta-feira (13), conforme a necessidade dos pais. A pasta também informou que já está providenciando a manutenção do telhado da unidade.
Os postos de saúde dos bairros Progresso, Itoupava, Taboão e Rainha foram afetados por destelhamentos. A Secretaria da Saúde informou que os atendimentos médicos serão mantidos ou remanejados para outras unidades básicas de saúde.
Presidente Getúlio
Durante a passagem do temporal, parte da estrutura de uma garagem secundária da sede dos Bombeiros Voluntários foi arrancada e lançada perto do quartel. O episódio, porém, não atrapalhou o trabalho dos socorristas.
Eles atenderam ocorrências de destelhamentos, de bloqueio de ruas por conta de queda de árvore e de pessoa presa dentro de um veículo atingido pelos fios do poste. Não houve feridos.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Queda de barreira interdita BR-470 e temporal deixa estragos em quatro cidades de SC
 
				 
                                     
                            
                            










