A chuva que voltou a ficar frequente em Blumenau e região na quinta-feira (26) já causou alguns estragos aos moradores. As equipes de Defesa Civil de Brusque, Gaspar e Blumenau atenderam ocorrências entre a quinta e sexta-feira (27), a maioria relacionada a deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Com o solo já encharcado, essa é a maior preocupação no momento, explica o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina. Na noite de quinta, com bairros que acumularam 64 milímetros de chuva, a maior cidade do Vale teve cinco situações atendidas pelos técnicos: quedas de muros e árvores, e infiltração em uma creche do Garcia.
Assim como Blumenau, Brusque observou também a elevação do nível dos rios. “Apesar de se manter dentro da normalidade, o Rio Itajaí-Mirim se encontra num nível elevado. A Defesa Civil vai seguir monitorando essa situação e, caso o nível atinja parâmetros de risco, será realizada a projeção de nível para Brusque”, destacou a equipe da Defesa Civil.
Até o fim da tarde de quinta, o órgão brusquense atendeu seis ocorrências: um deslizamento no bairro Steffen, queda de muro e avaliação de pontes no Cedrinho, risco de queda de árvore no São Pedro, uma residência vulnerável na Limeira e um alagamento no Centro. Cerca de 20 pessoas foram diretamente afetadas e cinco ficaram desalojadas.
Em Gaspar, até a noite de quinta, foram nove situações: quatro alagamentos, uma queda de poste, duas entregas de lona e duas avaliações em imóveis.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Leia mais
Sexta-feira tem frio intenso e volta do sol em regiões de SC





