Uma tempestade severa que chegou com chuva de granizo e rajadas de vento deixou um rastro de destruição em cidades do Planalto Norte catarinense no fim da tarde dessa segunda-feira (3). Há registros de destelhamentos, queda de árvores, desabamento e destruição de lavouras. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido. 

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil estadual, os temporais ganharam força nas cidades próximas à divisa com o Paraná por volta das 16h. O fenômeno adquiriu características de tempestade severa, que possui um grande potencial para danos.

Veja fotos dos estragos registrados

Mais de mil lavouras atingidas

Canoinhas registrou quatro destelhamentos no perímetro urbano. A zona rural, no entanto, foi mais castigada pela tempestade, segundo a prefeitura. Lavouras de tabaco, feijão e milho foram atingidas e destruídas. De acordo com o inspetor de Campo da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Vilmar Niser, mais de mil lavouras de tabaco podem ter sido atingidas no Planalto Norte.

No município, as plantações de fumo mais atingidas pelo temporal foram nas comunidades de Rio dos Pardos, Serra das Mortes, Pinheiros e Salto d’Água Verde. Niser explica que o granizo também prejudicou lavouras de tabaco em Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Itaiópolis, Mafra e as cidades paranaenses de Rio Negro e Quitandinha.

Outras cidades da região

Algumas cidades da região registraram ocorrências relacionadas a queda de granizo e vendaval. Ainda na noite de segunda-feira (03), a Defesa Civil de Mafra registrou sete ocorrências de destelhamento em residências e uma queda de árvore. 

Continua depois da publicidade

De acordo com o último levantamento, às 20h, não há registro de desabrigados, desalojados ou vias interditadas. Também não há necessidade de abertura de abrigos até o momento. As equipes da Defesa Civil Municipal permanecem em campo, prestando apoio às famílias afetadas e monitorando as áreas atingidas.

Em Três Barras, a prefeitura informou que foi registrado o destelhamento de uma igreja, cinco residências e a queda de três árvores. A Defesa Civil disponibilizou lonas para as famílias e a equipe segue prestando auxílio.

Já em Rio Negrinho, a tempestade causou danos na agricultura e a Defesa Civil atendeu cinco ocorrências, incluindo residências que foram danificadas. Também foi registrado um desabamento.

A prefeitura de Itaiópolis informou que houve pontos localizados afetados pelo vendaval, mas sem granizo. Não há registro de ocorrências pela Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo dos estragos

Previsão para os próximos dias

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, após a atuação destes temporais a instabilidade diminuiu na região, condição que permanece nos próximos dias. Apenas na próxima sexta-feira (7), o avanço de uma frente fria volta a deixar o tempo instável e trazer condição para intensos temporais em diversas áreas do estado, incluindo o Planalto Norte.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira