A noite de domingo (7) reserva grandes atrações, especialmente para os amantes da astronomia ou para aqueles que gostam de admirar o céu noturno. Além da Lua Cheia, teremos uma chuva de meteoros que, se as condições climáticas e meteorológicas permitirem, ficará visível a olho nu de qualquer lugar do Brasil.

Continua depois da publicidade

Trata-se da chuva de meteoros Pupidas-Velidas, que são causadas por detritos do cometa Machholz 1. Esses restos de pequenos fragmentos, quando entram na atmosfera terrestre, começam a se desintegrar, causando o efeito visual popularmente conhecido como “estrela cadente”.

O pico de atividades das Pupidas-Velidas neste domingo está previsto para acontecer entre às 21h e a meia-noite. Nesse período, vamos poder observar até dez meteoros por hora cruzando o céu. O brilho intenso da Lua Cheia pode ofuscar alguns deles, mas a maioria deve ficar visível.

Para qual direção do céu olhar?

As Pupidas-Velidas tem esse nome porque o ponto do céu no céu de onde os meteoros parecem se originar (o radiante) fica localizado entre as constelações de Popa (Puppis) e Vela (Vela), na região sudeste do céu noturno – no horizonte, um pouco antes do ponto de onde o sol nasce.

Mas, apesar disso, uma das características mais comuns dessa chuva de meteoros é que, diferente de outras, ela acontece em várias regiões, o que significa que poderemos ver “estrelas cadentes” em vários pontos do céu.

Continua depois da publicidade

Com isso, a dica é “mirar” no sudeste, mas manter uma área ampla do céu no campo de visão. Com atenção, será possível observar os meteoros surgirem em diferentes lugares.

Dicas observar a chuva de meteoros

Para uma melhor experiência, é recomendado que a observação seja feita em um local escuro, longe das luzes e da poluição atmosférica das cidades, o que ofusca o céu. Outra dica é chegar no local com, aproximadamente, trinta minutos de antecedência, para que o olho humano se adapte à escuridão.

Como vamos observar uma área ampla do céu, o ideal é ficarmos deitados ou inclinados. Então a orientação é levar uma cadeira reclinável ou uma esteira, por exemplo, para um maior conforto.

Mas é importante reforçar que, para poder enxergar os meteoros, o céu precisa estar limpo, sem nuvens. Ou seja, as condições meteorológicas precisam colaborar.

Continua depois da publicidade

Dica extra

A chuva de meteoros será visível a olho nu, então não será necessário o uso de equipamentos óticos. Mas, além das Pupidas-Velidas, teremos um outro evento no céu na noite deste domingo: uma Conjunção Planetária.

Lua e Júpiter vão aparecer próximos no céu logo após o anoitecer, e permanecerão “unidos” até momentos antes do amanhecer de segunda-feira (8). Apesar de também ser visível a olho nu, o uso de binóculos, nesse caso, pode aprimorar a experiência, captando detalhes que o olho humano não consegue detectar, como as crateras da Lua, por exemplo.