A chuva que atinge Santa Catarina já vem causando transtornos em algumas cidades. No Sul do Estado, por exemplo, foram registrados os maiores acumulados. Em Praia Grande, em apenas dois dias, choveu 183 milímetros, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Seis pessoas ficaram desalojadas no município. Durante a madrugada desta quinta-feira (2), o nível do Rio Mampituba subiu e ultrapassou 4,50 metros. Com isso, a prefeitura estuda a evacuação do bairro 1º de maio e já colocou ônibus à disposição dos moradores. Além disso, a SC-290 no bairro Rio Canoas, está interditada por conta de água na pista.

Escolas cancelam aulas nesta quinta-feira devido às fortes chuvas no Sul de SC

De acordo com a Defesa Civil, os desalojados estão sendo recebidos no Ginásio Municipal Jairo Reis da Silva, localizado na Rua Juvêncio Leopoldo de Moraes, no Centro de Praia Grande.

Continua depois da publicidade

Em Timbé do Sul, por exemplo, foram registrados 157 milímetros em 96 horas, conforme Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Com isso, o nível do rio está aumentando, mas até agora, nenhuma ocorrência foi registrada no município.

Confira as fotos da chuva no Sul de SC

A região Sul de Santa Catarina deve continuar com chuva intensa, especialmente nas cidades próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Isso por conta da aproximação de uma frente fria vinda do estado gaúcho que coloca cidades em alerta.

A chuva também atinge a região serrana de Santa Catarina. Em São Joaquim, uma família ficou desalojada após um temporal atingir a cidade na tarde desta quarta-feira (1º). O grupo foi abrigado em casas de parentes. As chuvas com ventos também destelharam seis residências no município, onde choveu cerca de 50 milímetros nos últimos dois dias.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o acumulado previsto para dois dias varia entre 150 a 200 milímetros. A precipitação, que deve seguir presente na região Sul até domingo (5), pode superar o previsto para o mês todo. Com o alto volume de chuva em pouco tempo, há risco de alagamentos, enxurradas e outras ocorrências.

Aulas canceladas

Por conta da previsão de chuva, Praia Grande, São João do Sul e Santa Rosa do Sul cancelaram as aulas na rede municipal de ensino nesta quinta-feira (2). A decisão foi tomada com base nos alertas meteorológicos da Defesa Civil de Santa Catarina, como forma de prevenção.

Confira o volume de chuva registrado nas últimas 48h

  • Praia Grande: 183,2 mm
  • Timbé do Sul: 135,8 mm
  • Jacinto Machado: 134,6 mm
  • Sombrio: 126,4 mm
  • Araranguá: 111,2 mm
  • Morro Grande: 108,8 mm
  • Balneário Gaivota: 107 mm

Chuvas em SC

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde domingo (28) devem chegar a Santa Catarina nesta quinta-feira (2). As instabilidades começam de madrugada no Centro-Sul catarinense, nas áreas de divisa com o estado gaúcho no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Ao longo do dia, as chuvas avançam em direção ao Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil também emitiu alerta de atenção para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, além de temporais com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. 

Leia mais

SC pode ter casos de “microexplosão atmosférica” com chuva vinda do RS

SC se prepara para chuvas de até 200 milímetros e tem alerta para alagamentos, deslizamentos e enxurradas

Destaques do NSC Total