As chuvas que atingiram o Estado nesta quinta-feira (11) e provocaram estragos e alagamento em diversas ruas de Blumenau e Rio do Sul com o novo aumento do rio Itajaí-Açu chegaram a mais de 140 milímetros em apenas 24 horas. A informação é do levantamento do setor de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo relação apurada até as 20h desta quinta-feira, Timbó, Blumenau e Indaial foram as três cidades que registraram os maiores volumes acumulados de chuva no Estado. Em Timbó, a quantidade de precipitação chegou a 147,8 milímetros em um intervalo de 24 horas (entre as 20h de quarta-feira, horário aproximado de quando a chuva teve início na região, e 20h de quinta). Em Blumenau e Indaial, a chuva acumulada foi de 140,7 milímetros.

O volume é superior à quantidade esperada para todo um mês nestas cidades. Segundo o sistema Alertablu, o esperado para todo o mês de outubro em Blumenau é de 136 milímetros.

Embora o Vale do Itajaí tenha sido a região mais atingida pelas chuvas desta quinta, outras áreas do Estado também tiveram grandes quantidades de chuva registrada. Nas demais regiões, Papanduva, no Norte de SC, teve a maior quantia de precipitação em um período de 24 horas, com acumulado de 122 milímetros em 24 horas, entre a noite de quarta e a de quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Em uma semana, até a terça-feira, as cidades de SC já haviam registrado volume alto de chuva. Os maiores acumulados ocorreram em Witmarsum e Rio do Campo, com 361 e 356 milímetros, respectivamente.

Veja abaixo a lista dos maiores volumes de chuva em SC

Acumulados de chuva no Vale (Foto: DCSC, Divulgação)
Acumulados de chuva no restante do Estado (Foto: DCSC, Divulgação)

Veja fotos das chuvas em SC

Leia também

Blumenau enfrenta a maior enchente desde 2011 e rio passa dos 10,50 metros

Mapa interativo mostra áreas de Blumenau alagadas de acordo com o nível do rio

Quais são as rodovias estaduais e federais interditadas durante o feriado em SC

Destaques do NSC Total