A chuva forte que atingiu a Grande Florianópolis na tarde desta segunda-feira (29) deixou pelo menos 23 mil unidades consumidores sem luz na região, de acordo com a Celesc. Florianópolis foi o município mais atingido, onde os mais de 120 milímetros de chuva na Capital em três horas provocaram a queda de energia em 19.692 unidades consumidoras. Em todo o Estado, mais de 50 mil unidades consumidoras estão sem luz.
Continua depois da publicidade
Até às 19h33min, segundo o acompanhamento em tempo real de fornecimento de energia elétrica disponibilizado no site da Celesc, eram, ao todo, 23.092 unidades consumidoras sem luz, das mais de 292 mil na região. Às 19h42min, o número foi atualizado para 19.849 unidades consumidoras sem energia elétrica.
Onde faltou luz na Grande Florianópolis?
- Alfredo Wagner: 4 interrupções acidentais
- Angelina: 26 interrupções acidentais
- Biguaçu: 45 interrupções acidentais
- Florianópolis: 19.692 interrupções acidentais
- Santo Amaro da Imperatriz: 23 interrupções acidentais
- São José: 20 interrupções acidentais
Em nota, a Celesc informou que mantém 149 equipes próprias e empreiteiras mobilizadas em todo o Estado, “atuando conforme as condições de segurança permitem, priorizando atendimentos a serviços essenciais, ocorrências de maior risco e situações com maior número de consumidores afetados”.
Chuva forte fez Defesa Civil emitir alertas
Em pouco mais de três horas, a Defesa Civil emitiu três alertas para chuvas severas na região da Grande Florianópolis. As chuvas deixaram pontos de alagamento em diversos municípios da região, como em Palhoça, onde mais de 101,6 milímetros de chuva foram registrados em três horas.
Continua depois da publicidade
Um dos principais bairros atingidos foi o Bela Vista, onde os alagamentos chegaram até às casas. Um vídeo mostra uma residência completa tomada pela água, com um morador com a água chegando até os joelhos.
Outro local atingido é o bairro Pagani, onde parte das ruas também estão alagadas, assim como no bairro vizinho, a Pedra Branca. No Passa Vinte, as ruas registram alagamentos, como também no Centro de Palhoça.
Veja fotos
O que diz a Celesc
A Celesc afirma que há alimentadores abertos, que são os circuitos principais da rede elétrica responsáveis por levar energia das subestações até os bairros e cidades, com ocorrências em andamento. Veja a nota na íntegra:
Continua depois da publicidade
“A Celesc informa que a chuva intensa acompanhada de ventos fortes que atinge Santa Catarina nesta segunda-feira (29) provoca impactos significativos no sistema elétrico em diversas regiões do Estado.
Neste momento, mais de 50 mil unidades consumidoras estão sem energia, com maior concentração de ocorrências na Grande Florianópolis, onde são registrados mais de 20 mil desligamentos, e na região Norte/Nordeste do Estado, especialmente em Joinville, que soma mais de 15 mil unidades afetadas.
Entre as ocorrências em andamento, há alimentadores abertos — que são os circuitos principais da rede elétrica responsáveis por levar energia das subestações até os bairros e cidades — em Itapoá, no Litoral Norte, e no Norte da Ilha de Florianópolis, além de uma ocorrência ativa na Subestação de Treze Tílias, no Meio-Oeste.
A Celesc mantém 149 equipes próprias e empreiteiras mobilizadas em todo o Estado, atuando conforme as condições de segurança permitem, priorizando atendimentos a serviços essenciais, ocorrências de maior risco e situações com maior número de consumidores afetados”.
Continua depois da publicidade







