nsc
santa

Temporal

Chuva forte provoca alagamentos na região central de Blumenau

Dados do AlertaBlu mostram que choveu o equivalente a 66 milímetros no entorno do Parque Ramiro Ruediger em apenas uma hora

15/01/2022 - 18h26 - Atualizada em: 15/01/2022 - 18h29

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Rua João Pessoa, no Centro, registrou alagamentos neste sábado
Rua João Pessoa, no Centro, registrou alagamentos neste sábado
(Foto: )

A chuva forte que caiu no fim da tarde deste sábado (15) em Blumenau provocou alagamentos nas principais ruas da Região Central da cidade. Apesar de o volume ter surpreendido os moradores, não há registro de ocorrências, de acordo com a Defesa Civil. Apenas o dique da Santa Clara entrou em funcionamento para evitar que a água invadisse as casas na região da Itoupava Seca.

Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a intensidade do temporal, principalmente nos bairros em torno do Centro — Victor Konder, Vila Nova, Jardim Blumenau, Itoupava Seca, início do Garcia e região do Parque Ramiro Ruediger. 

Na Rua João Pessoa (foto acima), por exemplo, próximo ao entroncamento com a Sete de Setembro, o asfalto virou um rio. O sistema de drenagem não suportou o volume de precipitação e a rua ficou totalmente alagada.

Nas proximidades do Terminal da Fonte, também houve registro de alagamentos. A subida da Rua Araranguá ficou completamente alagada, assim como o entorno do Supermercado Angeloni. Na Rua Nereu Ramos, pouco à frente da Escola Barão do Rio Branco, os carros tinham dificuldade para transitar por conta da lâmina d’água sobre a pista.

Conforme dados do Sistema de Monitoramento de Alerta e Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), a região do Parque Ramiro, na Rua Alberto Stein, foi a que teve o maior volume de chuva das 18h às 19h: 66,8 milímetros, o que equivale a 66,8 litros de água por metro quadrado. O Centro da cidade teve o segundo maior índice, 42 milímetros (veja a lista abaixo).

Rua Amazonas, no Garcia, também teve pontos alagados
Rua Amazonas, no Garcia, também teve pontos alagados
(Foto: )

Chuva em Blumenau das 18h às 19h

Região do Parque Ramiro: 66,8mm

Centro de Blumenau: 42mm

Nova Esperança: 27,2mm

Coripós: 20,8mm

Vorstadt: 17,8mm

Temporal era previsto

Na manhã deste sábado (15) a Defesa Civil já havia emitido um alerta para o Médio Vale do Itajaí, por conta da possibilidade de temporais com descargas elétricas, granizo e chuva intensa. A condição é associada à onde de calor que começou a atuar em Santa Catarina neste fim de semana.

Rua Nereu Ramos foi outro local atingido por alagamentos
Rua Nereu Ramos foi outro local atingido por alagamentos
(Foto: )

Leia também

Blumenau soma 1.050 casos de Covid em 24 horas, número mais alto desde começo da pandemia

Cliente tem parada cardiorrespiratória e morre dentro de supermercado em Blumenau

Homem destrói carro a machadadas ao ser abordado pela Guarda de Trânsito em Blumenau; vídeo

Colunistas