Ao menos 22 cidades do Vale do Itajaí têm alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira (31), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso vem enquanto muitos moradores dessa região ainda contabilizam os estragos do temporal da noite passada.
Continua depois da publicidade
Cidades como Blumenau, Indaial, Gaspar, Brusque, Timbó e Pomerode tiveram várias ruas alagadas na noite desta terça (30), além de quedas de árvores e deslizamentos. Em Timbó, por exemplo, a prefeitura chegou a abrir um abrigo e recebeu três famílias do bairro Capitais.
Já em Brusque, a Defesa Civil estima que cerca de 240 pessoas precisaram sair de casa por causa dos alagamentos e duas residências precisaram ser interditadas por segurança (veja fotos abaixo).
A BR-470, em Blumenau, passou duas horas e meia com o fluxo bloqueado sentido Alto Vale em virtude de água na pista. Uma árvore chegou a cair em cima de um carro com uma família dentro em Blumenau. O casal conseguiu sair do veículo sozinho e retirar as crianças.
Continua depois da publicidade
Neste último dia de 2025, a previsão indica que os temporais tendem a iniciar já no começo da tarde, com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas demais regiões, os temporais ocorrem de maneira mais isolada.
Ao longo da noite, as instabilidades começam a perder força. Nos horários próximos à virada do ano, o tempo permanece nublado e não há previsão de chuva para a maior parte do Estado, embora não se descarte chuvas fracas e isoladas, sem risco.
Veja abaixo cidades em alerta para chuvas intensas no Vale do Itajaí pelo Inmet:
- Apiúna
- Balneário Camboriú
- Blumenau
- Bombinhas
- Botuverá
- Brusque
- Camboriú
- Gaspar
- Ilhota
- Indaial
- Itajaí
- Itapema
- Luiz Alves
- Navegantes
- Penha
- Pomerode
- Porto Belo
- Presidente Nereu
- Rio dos Cedros
- Rodeio
- Timbó
- Vidal Ramos






