Cidades de Santa Catarina sofreram com a chuva forte que atingiu o Estado nesta sexta-feira (13). Joinville, Lauro Müller e Blumenau foram alguns dos municípios que registraram pontos de alagamento durante a tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda emitiu mais um alerta vermelho para grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas na Grande Florianópolis, Norte e Oeste catarinense e Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

O alerta é válido até as 12h deste sábado (14). Conforme o Inmet, a tempestade deve atingir cidades como Araquari, Barra Velha, Florianópolis, Indaial, Joinville, Nova Trento, São Bento do Sul, São José e Concórdia.

Estragos nesta sexta-feira (13)

Algumas dessas cidades registraram ocorrências devido à chuva já na tarde desta sexta-feira (13). Em Joinville, por exemplo, ruas alagaram após poucos minutos de chuva forte. A Defesa Civil municipal elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja após a tempestade provocar danos em diversos pontos da cidade.

Moradores gravaram o momento em que a água corria pelas ruas. Por causa do vento, que chegou a pelo menos 30 km/h, foram registradas três quedas de árvore nos bairros São Marcos e Atiradores. Já no Glória houve uma ocorrência de destelhamento.

A chuva volumosa e intensa alcançou um acumulado de 50 milímetros em apenas três horas. Ainda nesta sexta-feira, a instabilidade deve ganhar mais força durante a noite, com condições para mais chuva.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da chuva em Joinville

Em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, a chuva causou a queda de diversas árvores. A Defesa Civil atuou na região para mitigar os danos da tempestade e liberar as vias.

O bairro Oxford e Cruzeiro foram os mais atingidos e uma rua chegou a ficar interditada. No entanto, casas e estabelecimentos comerciais não sofreram danos.

Veja fotos de São Bento do Sul

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, o temporal chegou a pegar alguns motoristas de surpresa. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram veículos no meio de ruas tomadas pelas águas.

A chuva começou por volta das 16h e, passada uma hora, as regiões do Passo Manso e Coripós tinham registrado os maiores volumes, de acordo com os dados do site AlertaBlu, da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Em uma hora, a estação do bairro Passo Manso registrou 61 milímetros de chuva. Já na região da Coripós e da Nova Esperança foram 57 milímetros. Às 17h, o site da Celesc apontava cerca de 4,7 mil imóveis sem luz em Blumenau. Itoupavazinha, Salto do Norte e Badenfurt lideram o ranking de bairros com mais casas sem energia elétrica.

Veja fotos da chuva em Blumenau

Já em Lauro Müller, no Sul do Estado, regiões como a área central e o bairro Santa Bárbara foram atingidas por alagamentos.

De acordo com a prefeitura da cidade, a precipitação intensa e concentrada superou a capacidade de vazão do sistema de drenagem pluvial, o que resultou nos alagamentos em áreas específicas.

Veja fotos da chuva em Lauro Müller

Continua depois da publicidade