Santa Catarina deve voltar a registrar chuva intensa nesta quinta-feira (12), com acumulados que variam de 70 mm a 100 mm em média nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, com pontuais que ultrapassam os 100 mm, de acordo com a Epagri/Ciram. No Extremo Oeste os volumes acumulados variam de 40 mm a 70 mm.

A previsão inclui ainda temporais pela manhã, principalmente entre o Grande Oeste e o Norte catarinense, com chuva pontualmente intensa, descargas elétricas, vendaval e queda de granizo. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Com a chegada de uma frente fria, a tendência é de que a partir de sexta-feira a chuva perca intensidade no Estado, mas as temperaturas caem bastante.

A previsão de chuvas nesta quinta-feira redobra a atenção em cidades que foram atingidas por enchente nos últimos dias, como Taió e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Na noite dessa quarta-feira (11) as cidades registraram pancadas de chuva.

Veja os riscos por região do Estado

Com rios e bacias hidrográficas cheios e solos encharcados, a chegada de uma nova onda de chuvas intensas e volumosas oferece risco alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações. Veja as principais áreas que podem ser atingidas, segundo a Epagri:

Continua depois da publicidade

  • Vale do Itajaí: o risco é muito alto para inundações, alagamentos e enxurradas.
  • Extremo Oeste e Oeste: o risco é alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Nas regiões de divisa com o Rio Uruguai o risco é alto para inundação gradual, devido aos acumulados de chuva na Bacia do Rio Uruguai.
  • Meio-Oeste: o risco é alto para alagamentos, enxurradas e inundações, com destaque para a Bacia do Rio do Peixe, podendo atingir níveis de Alerta.
  • Planalto Sul: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações.
  • Litoral Sul: o risco é alto para inundações graduais. Vale destacar atenção para as áreas de cabeceira, onde os níveis apresentam resposta mais rápida.
  • Grande Florianópolis: o risco é muito alto para enxurradas e alagamentos devido a resposta rápida dos rios Tijucas e Cubatão.

Continua depois da publicidade

  • Planalto Norte: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações nas bacias da região, onde os níveis dos rios apresentam resposta mais lenta, mas já se encontram em níveis de emergência.
  • Litoral Norte: o risco é alto para alagamentos e enxurradas.

Veja imagens impressionantes da chuva em SC:

Alerta para chuva em Florianópolis

A Defesa Civil de Florianópolis emitiu um alerta na noite de quarta-feira para o risco de chuvas intensas entre a quarta e quinta-feira na cidade.

Segundo o comunicado, havia previsão de um volume de chuva de até 70 milímetros, com picos entre a noite de quarta e o final da manhã de quinta. Equipes da prefeitura se reuniram para preparar ações para eventuais ocorrências. A atenção deve ser redobrada para moradores de áreas de encosta, já que o solo deve ficar ainda mais encharcado com a chuva prevista.

Continua depois da publicidade

Temperaturas caem após as chuvas em SC

Em relação às temperaturas, o Estado deve ter a manhã de quinta-feira com os termômetros marcando entre 15ºC e 20ºC, com exceção da Serra, onde os municípios podem registrar de 11ºC a 14ºC. À tarde, as temperaturas se elevam e podem chegar a 23ºC.

No amanhecer da sexta (13), as temperaturas ficam ainda mais baixas, variando entre 6°C e 9°C na Serra e entre 10°C e 15°C no restante do Estado. À tarde as temperaturas sobem pouco entre o centro e o leste catarinense por conta da nebulosidade, e as máximas não devem passar dos 18°C.

Veja temperaturas por região nesta quinta

Oeste: 15ºC / 19ºC
Meio-Oeste: 17ºC / 20ºC
Serra: 12ºC / 16ºC
Sul: 16ºC / 17ºC
Grande Florianópolis: 17ºC / 20ºC
Vale do Itajaí: 17ºC / 20ºC
Norte: 20ºC / 22ºC
Litoral Norte: 20ºC / 22°C
Planalto Norte: 16ºC / 23ºC

Leia também

Prefeitura de Taió tira abrigos da cidade e leva moradores para município vizinho

Chuvas deixam praias de Florianópolis cheias de entulhos; veja o vídeo

Como fazer doações para os atingidos pelas fortes chuvas em SC

Destaques do NSC Total