Música e muitos leques coloridos batendo. Esse era o som que se ouvia no Centro de Florianópolis nesta segunda-feira (16). A 32ª edição do Pop Gay chegou à Arena Floripa depois de muita chuva, que não espantou a multidão que começou a se formar no local ainda às 18h.

Continua depois da publicidade

A chuva veio forte, em forma de enxurrada, fazendo todos os foliões que já estavam dançando e cantando no espaço montado bem no Centro da Capital saírem correndo, buscando abrigo debaixo das tendas. Logo, os trovões saíram de cena, e a apresentadora Selma Light voltou ao centro do palco para animar a todos.

Assessora de políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ de Florianópolis, Selma apresenta o evento há dezenas de edições. Para ela, o Pop Gay é um evento quebra tabus desde a primeira edição, há três décadas, abrindo portas para outros eventos voltados para a comunidade LGBTQIA+, como a Parada LGBT.

— Eu digo que o Pop Gay abriu portas para que nós pudéssemos ter uma parada LGBT em Florianópolis e para que nós pudéssemos falar de LGBTs em Florianópolis. Não tem como explicar o Pop Gay sem falar de gratidão e resistência — afirmou.

Neste ano, a organização do evento espera que o público seja ainda maior do que nos anos anteriores: por volta de 100 mil pessoas devem passar pela Arena nesta segunda-feira, tanto para curtir no Pop Gay, quanto para prestigiar o show de Gloria Groove, um dos mais esperados neste Carnaval em Florianópolis. De acordo com Victor Amorim, produtor do evento, o Pop Gay deve seguir o mesmo padrão das outras atrações previstas no cronograma do Carnaval: com segurança.

Continua depois da publicidade

— Estamos prezando muito pela segurança neste Carnaval em todas as arenas, com o auxilio das câmeras de monitoramento da Polícia Militar e da Guarda Municipal — afirmou.

Fantasias criativas

Com muito brilho e purpurina, assim foram montadas as fantasias de quem esteve no local. Teve quem optou pelas fantasias mais tradicionais, como a Douglas Vanclei da Silva e Luciano Machado. O casal do Paraná, que está junto há sete anos, resolveu se fantasiar de Luigi e Mario, chamando atenção de quem passava por eles, com a criançada pedindo por fotos. Douglas contou que pegou Luciano de surpresa com a fantasia, para convencê-lo a curtir o Carnaval.

— Foi um plano que deu certo, agora a gente virou quase que celebridades aqui — disse Luciano.

Douglas Vanclei da Silva e Luciano Machado de Luigi e Mario (Foto: Vanessa Luppi, NSC Total)

Concurso Pop Gay

Todos os anos, desde 1994, a festa premia drags com R$ 5 mil para as duas categorias disponíveis. Além do prêmio em dinheiro, as ganhadoras também levam para casa mais R$ 1,9 mil em vale compras em diferentes lojas e outros itens especiais.

Para definir as vencedoras, os jurados avaliam os mais variados quesitos, como beleza, evolução, simpatia e fantasia. As participantes planejam a ida para o concurso há meses e vêm de diversos estados do Brasil, apostando em looks ousados e cheios de brilho.

Continua depois da publicidade

Neste ano, o resultado deve ser divulgado após às 22h30min, antecedendo o show de Gloria Groove, com apresentação de Selma Light.