Neste domingo (29), o nível do Rio Taquari superou os 19 metros da cota de inundação nos municípios de Lajeado e Estrela, na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil começou a remover moradores de áreas de risco e encaminhá-los a abrigos por conta das cheias causadas pelas chuvas no estado. As informações são de O Globo.

Continua depois da publicidade

Famílias que vivem em áreas com cota de inundação de até 21 metros em Lajeado começaram a ser levadas para abrigos na manhã deste domingo. A previsão é que as famílias de locais com cota de 23 metros fossem retiradas durante a tarde.

Cerca de 180 pessoas eram esperadas no abrigo instalado no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Em Roca Sales, o Hospital Roque Gonzales evacuou os pacientes de forma preventiva, mantendo somente o atendimento do pronto atendimento. Novos casos foram remanejados para outros hospitais da região

Na cidade de Taquara, o Rio Paranhana ultrapassou a cota de inundação às 15h deste domingo, ao atingir 5,02 metros de altura. Já em São Sebastião do Caí, o o nível do rio Caí era de 11,50 metros às 15h, quase um metro acima da cota de inundação. De acordo com a prefeitura, a expectativa é que ele possa chegar até 13,50 metros.

Continua depois da publicidade

No Rio Grande do Sul, já são 1.314 pessoas desabrigadas por conta das chuvas, acolhidas por 36 abrigos em 21 cidades, de acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Cinco pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o estado e uma continua desaparecida.

Leia também

Fortes chuvas no RS levam 25 municípios a decretarem situação de emergência

Sobe para 132 o número de municípios atingidos pela chuva no RS; quatro pessoas morreram