As fortes chuvas que provocaram alagamentos em Joinville nesta segunda-feira (24) também motivaram um novo alerta da Defesa Civil. Às 08h40min, órgão emitiu publicação de chuva persistente de intensidade forte isolada com alagamentos e risco de enxurradas para o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

O alerta é válido por três horas e compreende as cidades de Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, São João do Itaperiú, Guaramirim, Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes e Itajaí.

Apenas nas últimas 12 horas, São Francisco do Sul registrou o acumulado de 107,4 milímetros de precipitação e Itapoá 104,4. Outros municípios da região também registraram grande volume de chuva, confira abaixo:

Acumulado de chuvas nas últimas horas em Santa Catarina

Chuva pegou moradores de Joinville de surpresa 

Joinville registrou, nas últimas 24 horas, o acumulado de 100 milímetros de chuva. Ruas ficaram alagadas, moradores ficaram ilhados e aulas foram canceladas em escolas municipais nesta segunda-feira (24).

Imagens registradas pelos moradores dos bairros afetados mostram as ruas alagadas, impedindo a passagem de veículos, como nas ruas Florianópolis, Boehmerwald, Seis de Janeiro, Monsenhor Gercino e outras.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos alagamentos

Por volta das 6h30min, já havia relatos de moradores ilhados em alguns pontos da cidade, por conta das ruas bloqueadas.

Na manhã desta segunda, não haverá aula na Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira, que fica no Paranaguamirim, conforme informou a prefeitura. No Centro de Educação Infantil (CEI) Pão de Mel, no mesmo bairro, os alunos também foram dispensados. As equipes da escola e da Secretaria da Educação estão orientando as famílias das unidades que ficam nas regiões atendidas pelo alagamento. 

Até a publicação desta matéria, a Defesa Civil de Joinville foi acionada para atender apenas uma ocorrência de queda de muro no bairro América. Não houve feridos no local.

A chuva continua persistente nas próximas horas na região de Joinville, o que pode resultar em outras áreas com pontos de alagamento, além da Zona Sul.

Continua depois da publicidade

Orientações da Defesa Civil

Em caso de chuva forte, o morador deve procurar um local seguro para se abrigar e não transitar em pontes submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas, fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo.