A chuva persistente que cai em Santa Catarina desde segunda-feira (27) causou alagamentos em Navegantes nesta terça (28) e estragos em outras cidades do Litoral Norte, que lideram o ranking de maiores acumulados de precipitação nas últimas horas. Em Navegantes, o ribeirão Gravatá transbordou e alagou diversas ruas do bairro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Navegantes foi a cidade catarinense que registrou a maior quantidade de chuva entre o fim da tarde de segunda e começo da manhã desta terça. Foram 80,4 milímetros em 12 horas. Tanta chuva resultou em alagamentos e transbordamento do ribeirão. Com isso, vias ficaram inundadas e houve casos em que a água chegou aos imóveis.

Conforme a Defesa Civil, uma família precisou ser atendida e outras foram retiradas das residências pelos bombeiros. A recomendação é que moradores levantem os móveis e permaneçam em segurança, principalmente os que vivem em Gravatá. Em 24 horas choveu 120 milímetros em Navegantes. O aeroporto chegou a cancelar alguns voos por conta do mau tempo.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Transtornos no Litoral

Depois de Navegantes, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Penha e Balneário Camboriú registraram os maiores acumulados em 12 horas. Entre Itajaí e Balneário Camboriú, um deslizamento de terra interditou a Avenida Ruy Barbosa, no bairro Praia dos Amores.

A via, que é uma continuação da Estrada da Rainha, foi bloqueada em sentido a Balneário Camboriú, entre as Ruas Clarice Lispector e Machado de Assis. O local ficará em mão dupla até que a situação seja resolvida.

Em Itajaí, apenas nesta terça foram mais de 20 chamados relacionados a limpezas, retiradas de galhos, entre outros serviços. Houve deslizamentos nos bairros Fazenda, Praia Brava, Espinheiros e São Roque. E também alagamentos pontuais em ruas do Centro, Cordeiros, Itaipava, Fazenda, entre outros bairros.

A Defesa Civil alerta que essa instabilidade no tempo permanecerá até a madrugada de quarta. Há risco de enxurradas, deslizamentos e possíveis inundações.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Idosos saem de casa pela sacada do vizinho após deslizamento em Balneário Camboriú

Destaques do NSC Total