A forte chuva que atingiu Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (16) transformou ruas em rios e passarelas em cachoeiras. A previsão é de que o fenômeno siga, com chance de temporais e riscos de alagamentos em todas as regiões.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em Florianópolis, a chuva teve início por volta das 7h da manhã. Algumas ruas ficaram totalmente alagadas devido ao fenômeno. Na passarela da Ponte Pedro Ivo Campos, cachoeiras se formaram, impedindo a passagem de pedestres. Também há pontos de alagamento na Capital, segundo o grupo Pista Limpa.

Entenda por que SC não será atingida por onda de calor

Conforme a Guarda Municipal, há acúmulo de água na Avenida da Saudade, na Via Expressa Sul e próximo ao acesso das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, na região da rodoviária.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

No Oeste, Concórdia amanheceu embaixo d’água. Segundo a Defesa Civil, o rio saiu fora do leito e alagou as ruas do Centro da cidade. O acesso à BR-153 foi interditado por conta do acúmulo de água na pista.

Já em Barra Bonita e Guaraciaba, houve entrega de lonas para moradores após a passagem da chuva, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar.

Em Descanso, três árvores foram cortadas por trazer riscos à população. Também houve corte de árvores e limpeza da pista na SC-283, em Seara, durante a madrugada. Na SC-155, em Itá, houve deslizamento e árvores foram retiradas da pista.

Ainda em Seara, a água da chuva invadiu casas e ruas. Imagens divulgadas pela prefeitura mostram a enxurrada tomando conta das vias do município. Por conta do fenômeno, houve queda de barreiras, alagamento de casas, empresas e comércios, além da interdição de vias. Conforme o município, equipes da Defesa Civil seguem monitorando os locais de risco. Além disso, houve o cancelamento das aulas nas escolas e creches da cidade. Também foi suspenso temporariamente o abastecimento de água.

Continua depois da publicidade

Outras cidades do Oeste catarinense também sofrem com as chuvas desta quinta-feira. Em Treze Tílias, ruas do Centro E também pontos da SC-465, que liga o município à cidade vizinha de Ibicaré, foram atingidos pelas águas.

Outra cidade castigada pela chuva é Erval Velho, no Meio-Oeste. A cidade voltou a ficar embaixo d’água nesta quinta-feira (16), um mês após os estragos registrados em outubro.  Em imagens divulgadas pela prefeitura, é possível ver o rio transbordando, e invadindo ruas e casas.

Em Pinheiro Preto, a SC-135 desmoronou e trancou um bueiro. Como choveu cerca de 150 milímetros em menos de uma hora, o volume da água subiu e inundou casas, indústrias e áreas de agricultura. Famílias ficaram desalojadas.

Já em Joaçaba, a chuva forte fez rios e ribeirões transbordarem e alagou o parque municipal e ruas da região central. Segundo informações do município, a cidade registrou 102 milímetros de chuva entre a meia-noite e as 10h desta quinta-feira (16).

Continua depois da publicidade

Estragos também foram contabilizados no Alto Vale do Itajaí. Em Vida Ramos, de acordo com a Defesa Civil, casas foram alagadas e carros chegaram a ser arrastados pela correnteza. Entre 2h30min e 8h30min, caiu 42,6 milímetros de chuva.

A Defesa Civil estadual confirmou, na tarde desta quinta-feira (16), que um tornado atingiu a cidade de Itá, no Oeste. O fenômeno arrancou árvores, segundo o órgão.

Confira fotos da chuva em SC

Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de chuva e temporais nesta quinta-feira, com totais elevados principalmente no Oeste e Sul do Estado, e nas áreas próximas do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

O tempo deve permanecer instável com chuva e temporais localizados em todas as regiões. Sábado (18) o sol deve aparecer na maioria dos municípios.

Chuva transforma passarela em “cachoeira” em Florianópolis

Saiba tudo sobre as chuvas em SC

Rio do Sul volta a enfrentar enchente, a quinta só em 2023

Comportas das barragens de Taió e Ituporanga são fechadas e previsão de enchente muda

Chuvas de até 250 mm e alto risco de alagamentos em SC coloca Estado em alerta até sábado

Cidade de SC volta a ficar embaixo d’água um mês após estragos por conta das chuvas: “Virou tudo rio”

VÍDEO: Chuva invade casas, cancela aulas e suspende abastecimento de água em Seara

Casas são alagadas e carros arrastados durante temporal no Alto Vale do Itajaí

Temporal transforma passarela em “cachoeira” na Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis; veja vídeo
FOTOS: Temporal alaga ruas e causa transtornos no trânsito da Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Vendaval arranca telhado e deixa rastro de destruição em igreja de SC

Enchente em Porto União já dura 40 dias e mobiliza poder público e empresários

VÍDEO: Rodovia desmorona, tranca bueiro e água invade casas em Pinheiro Preto

VÍDEO: Rio transborda e água da chuva invade parque no Oeste de SC

Destaques do NSC Total