nsc
santa

Tempo no Vale

Chuvas em Blumenau: prefeitura ativa abrigos e alerta moradores de cotas baixas de enchente

Previsão antecipada pelo Santa é de que o Rio Itajaí-Açu chegue a 7,50 metros na noite desta quinta-feira

21/01/2021 - 16h43 - Atualizada em: 22/01/2021 - 07h05

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Situação no Rio Itajaí-Açu na tarda desta quinta-feira (21).
Situação no Rio Itajaí-Açu na tarda desta quinta-feira (21).
(Foto: )

O aumento no nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau e a previsão do tempo para a região motivaram a abertura de dois abrigos na cidade, na Paróquia Luterana da Velha (Morro da Companhia) e na escola Santos Dumont (Garcia).

O anúncio foi feito pela prefeitura em coletiva no fim da tarde desta quinta-feira (21). A previsão, conforme o Santa já havia antecipado, é de que o rio chegue à marca de 7,50 metros às 22h, de acordo com estudo feito pelo Ceops da Furb.

> Alagamentos, deslizamentos e enchentes: chuva deixa Blumenau e região em alerta

Em pronunciamento, o coordenador da Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, ainda fez um alerta para moradores de áreas de cota mais baixa de enchente (clique aqui e confira a sua rua). O pedido é de que casa que estejam em áreas onde há alagamentos com até 8 metros levantem os móveis e planejem passar a noite em outro local.

Menestrina disse que embora exista uma tendência de estabilização do nível do Rio Itajaí-Açu durante a madrugada, não se descartam pancadas de chuva e, por isso, o município faz o alerta à população.

> Veja a cota de enchente da sua rua em Blumenau

Além disso, a prefeitura também acionou o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac), que engloba órgãos de segurança e as secretarias. O objetivo é avaliar a situação em Blumenau e definir uma estratégia caso o Itajaí-Açu continue subindo. Uma reunião está marcada para as 18h desta quinta-feira.

De acordo com dados do AlertaBlu, às 17h o Itajaí-Açu estava em 6,64 metros. A primeira rua atingida pelas águas, conforme cotas de enchente divulgadas pela Defesa Civil, é a São Rafael, na Itoupava Norte. 

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Assista à coletiva

Colunistas