As fortes chuvas que atingem Santa Catarina nesta quinta-feira (16) geraram diversas ocorrências atendidas pelas forças de segurança catarinenses. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) registrou 123 ocorrências até às 15h, com 244 pessoas atendidas em oito cidades.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As ocorrências foram concentradas no Litoral Norte catarinense e na Grande Florianópolis. Foram registradas ocorrências com atendimento por parte dos bombeiros nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Tijucas, Governador Celso Ramos, Itajaí e Florianópolis.
O CBMSC acionou ainda quatro Forças-Tarefa (FTs) para apoio aos atendimentos, especializadas em busca e resgate em enchentes e enxurradas, sendo elas:
- Duas células da Força-Tarefa 13 (Balneário Camboriú)
- Uma célula da Força-Tarefa 7 (Itajaí)
- Uma célula da Força-Tarefa 3 (Blumenau)
- Uma célula da Força-Tarefa 10 (São José)
Continua depois da publicidade
Entre os atendimentos estão resgate de vítimas ilhadas, incluindo animais, desobstrução de vias, e pequenos deslizamentos.
— Estamos empenhados no atendimento de todas as ocorrências, com guarnições para apoio aos municípios que estão sendo mais severamente atingidos. Da mesma forma, também estamos de prontidão para apoiar na recuperação das áreas, com limpeza de ruas e reestruturação das cidades — afirma o tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, comandante interino da 1ª Região de Bombeiro Militar (1ª RBM).
Forte chuva interdita BR-101 e cria caos no trânsito em SC
A orientação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil do Estado e evite sair de casa neste momento. Em caso de emergência, o telefone para ligações é 193.
Veja fotos dos alagamentos em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina também publicou um balanço das chuvas registradas nesta quinta-feira. O órgão divulgou os volumes de precipitação registrados nas cidades com maior número de ocorrências. Em Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú, os volumes já ultrapassaram 180 milímetros de chuva.
Já em Itajaí, há registro de 150 milímetros, e em Florianópolis 153 milímetros, números que representam até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro.
O aumento das chuvas foi provocado pela atuação da circulação marítima sobre o Estado, associada as características geográficas da região, que contribuíram para o aumento da intensidade das chuvas.
Veja fotos dos transtornos em Balneário e Itajaí
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil, Itajaí foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas, com alagamentos em diversas ruas e bairros e 14 vias afetadas, além de alguns pontos interditados. Ainda não há dados de quantas residências foram afetadas, porém não houve casas destruídas. O município segue monitorando a situação, mas não decretou situação de emergência.
Em Balneário Camboriú, várias vias ficaram alagadas por conta das chuvas que deixaram moradores e turistas ilhados. Foram abertos três abrigos na cidade, um no bairro Itália, outro na Barra e um no bairro dos Municípios. Foi declarada situação de emergência, mas ainda não houve registro de desalojados.
A cidade de Camboriú também foi afetada, com vias e bairros alagados, dois deslizamentos de terra no bairro Conde Vila Verde, porém sem vítimas. Um abrigo foi aberto para acolher os desalojados, e ainda não há estimativas finais dos prejuízos.
Itapema teve alagamentos em diversos bairros, como Sertãozinho, Varzea, Ilhota, Alto São Bento e partes do Centro. Um abrigo foi aberto e o município estuda a possibilidade de decretar situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Ainda, houve registro de alagamentos pontuais em Navegantes, Balneário Piçarras e Penha, sem grandes danos. Porto Belo também teve alagamentos em algumas vidas e queda de uma árvore que obstruiu um córrego. O município avalia a necessidade de declarar situação de emergência.
Risco de deslizamentos
Foram emitidos alertas geológicos por conta do risco de movimento de solo nas cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Os municípios mais afetados incluem Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú, na região do Baixo Vale do Itajaí, além de Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
Há previsão de chuva intensa para as próximas horas, com chance de novos acumulados significativos. A Defesa Civil recomenda que a população das áreas mais críticas, localizadas no Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, redobre a atenção e siga as recomendações das autoridades locais.
Leia também
Pessoas ilhadas, veículos arrastados e caos no trânsito: SC sofre com chuvas torrenciais
Chuva torrencial faz SC-401 em Florianópolis virar “rio” e via é interditada sentido Norte